X

ANTICORPOS

Justiça derruba obrigatoriedade de planos cobrirem teste do coronavírus

Justiça acatou pedido da ANS; testes detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente

ALINE

Publicado em 14/07/2020 às 19:25

Atualizado em 14/07/2020 às 19:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Testes para detectar o novo coronavírus / Bruno Concha/Secom

A Justiça suspendeu a liminar que obrigava os planos de saúde de cobrirem os testes sorológicos contra a Covid-19, que detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus.

A decisão da Justiça acata o argumento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que diz que não é possível "fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas".

Leia mais

No fim de junho, a ANS havia incluído o teste sorológico na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde atendendo a uma decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) de Pernambuco. Mesmo editando a norma, a ANS entrou com recurso na Justiça, que foi acatado, nesta terça-feira, pelo desembargador Leonardo Augusto Nunes Coutinho.

A Aduseps diz que irá recorrer da nova decisão.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

23 DE ABRIL

Dia Nacional da Educação de Surdos: Saiba mais sobre a data

Objetivo é dar maior visibilidade e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter