Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello na inauguração de uma unidade de testes na Fiocruz | / Jose Lucena/Futura Press/Folhapress
Após o Brasil atingir a marca de 100 mil mortes pela Covid-19, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello disse nesta segunda-feira (10) que o governo apoia o isolamento social. A declaração de Pazuello, no entanto, diverge de portaria assinada por ele mesmo em que orientou a abertura das atividades econômicas no País, mesmo após ser orientado, em maio, pelo comitê da Saúde que o isolamento era necessário para controlar a pandemia.
Continua depois da publicidade
O ministro participou nesta segunda da inauguração de uma unidade de processamento de testes da Covid-19 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
No evento, Pazuello disse apoiar ‘medidas de afastamento social’. "Medidas preventivas e afastamento social são medidas de gestão dos municípios e estados, e nós apoiamos todas elas, porque quem sabe o que é necessário naquele momento precisa de apoio, e nós apoiamos", declarou o ministro interino.
Além de falar sobre o isolamento, o ministro interino defendeu a necessidade de tratamento precoce para impedir o aumento de mortes pelo novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
“Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Isso não funciona. Não funcionou, e deu no que deu. E há dois meses nós mudamos esse protocolo. Diante de qualquer sintoma, procure uma unidade básica de saúde”, disse.
Leia mais
Pazuello também defendeu a necessidade de união de toda a sociedade para combater a disseminação da doença. “Não existem, nesse momento, diferenças, partidárias ou ideológicas. Nós somos todos brasileiros combatendo, dia a dia, da melhor forma nos dedicando para que não haja mais mortos no nosso país", disse o ministro.
Continua depois da publicidade
Unidade de testagem da Fiocruz
A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz inaugurada nesta segunda-feira vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção do Covid. A unidade tem a capacidade de processar 15 mil exames por dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade