X

NOVA REGRA

Câmara aprova novo marco regulatório do gás

Texto segue para o Senado; MP acaba com a exclusividade dos estados na distribuição do produto

Kelly Amorim

Publicado em 02/09/2020 às 10:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O deputado Laercio Oliveira (PP-SE) foi o relator do projeto no Plenário / /Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O novo marco regulatório do setor de gás (PL 6407/13), que prevê autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no lugar de concessão para o transporte de gás natural e estocagem em jazidas esgotadas de petróleo, foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1º). O texto será enviado para o Senado.

O projeto substitutivo da Comissão de Minas e Energia, do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), foi aprovado por 351 votos a 101.

De acordo com o texto, a outorga de autorização para a construção ou ampliação de gasodutos deverá ocorrer após chamada pública a ser realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Se houver mais de um interessado para a construção de um gasoduto, a agência deverá realizar processo seletivo público. As autorizações não terão tempo definido de vigência, podendo ser revogadas somente a pedido da empresa.

Gás nos estados

Os bens não serão propriedade federal e não caberá indenização, devendo ocorrer a venda dos ativos para o novo operador.

Além disso, a proposta aprovada pela Câmara acaba com a exclusividade dos estados na atividade de distribuição de gás natural, seja diretamente ou por concessão, permitindo ainda sua exploração pelas concessionárias privadas de energia elétrica.

Concessões

Atualmente, o transporte de gás é concedido à iniciativa privada por meio de concessão em licitação pública por 30 anos com base no critério de menor receita anual ofertada em relação ao limite máximo definido no edital.

O texto aprovado determina que a receita máxima que o transportador poderá obter com o serviço apenas depois de consulta pública, assim como os critérios de reajuste e de revisão das tarifas seja definida pela ANP.

Sobre os contratos vigentes de transporte de gás, o texto diz que eles deverão se adequar à nova sistemática em até cinco anos contados da publicação da futura lei. No entanto, os regimes atuais de consumo e de exploração de gasodutos para suprir fabricantes de fertilizantes e refinarias continuarão os mesmos.

O texto substitutivo também proíbe que os acionistas controladores de empresas das áreas de exploração, desenvolvimento, produção, importação e comercialização de gás natural de tenham acesso a informações sensíveis dos transportadores relacionadas à concorrência.

As empresas terão que se adequar à nova exigência em até três anos.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

23 DE ABRIL

Dia Nacional da Educação de Surdos: Saiba mais sobre a data

Objetivo é dar maior visibilidade e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter