últimas notícias
Fachada do TSE
Fachada do TSE
Foto: José Cruz/Agência Brasil

TSE aprova pedido de envio de tropas federais ao Ceará, Tocantins e Piauí

Cabe ao Ministério da Defesa operacionalizar o envio de soldados; tropas federais deverão dar apoio à realização das eleições municipais

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira o envio das Forças Armadas para os estados do Ceará, Tocantins e Piauí. As tropas federais deverão dar apoio à realização das eleições municipais, que estão marcadas para os dias 15 (1º turno) e 29 (2º turno) de novembro.

O pedido de envio das tropas foi feito pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados. Agora, cabe ao Ministério da Defesa operacionalizar o envio de soldados. O número de cidades que receberão as Forças Armadas não foi divulgado.

Segundo o relator, ministro Luís Roberto Barroso, a aprovação do envio das tropas foi justificada devido às seguintes razões: histórico de conflitos em pleitos anteriores; a existência de conflitos entre facções criminosas nas localidades; o reduzido efetivo de policiais nas localidades e; reiteradas tentativas de captação ilícita de sufrágio dos eleitores indígenas.

Comentários

Tops da Gazeta