últimas notícias
TSE abre inquérito para apurar ataques à legitimidade das eleições
TSE abre inquérito para apurar ataques à legitimidade das eleições
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Prazo para propaganda eleitoral com amplificador de som termina neste sábado

57 cidades terão segundo turno; alto-falantes ou amplificadores de som devem ser fixos e só são permitidos em campanha eleitoral até a véspera das votações

O prazo para a propaganda eleitoral com amplificadores de som termina neste sábado (28). No total, 57 cidades brasileiras realizarão a disputa do segundo turno no próximo domingo (28).

Segundo a legislação eleitoral, alto-falantes ou amplificadores de som devem ser fixos e só são permitidos em campanha eleitoral até a véspera das votações, em horário restrito, das 8h às 22h. O uso desses equipamentos é proibido em distância inferior a 200 metros das sedes dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário além de quartéis militares, hospitais, escolas, bibliotecas e igrejas. Carros de som também não podem circular de forma isolada.

Neste sábado também termina o prazo para distribuição de peças gráficas dos candidatos ou realização de carreatas.

Eleitores aptos

Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 38.284.410 eleitores estão aptos a votar no segundo turno das Eleições Municipais de 2020. Das cidades que vão definir os prefeitos em segundo turno, 18 são capitais.

A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais (sete) que ainda não definiram o chefe do Poder Executivo local: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

Os eleitores de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também terão de comparecer às urnas no próximo dia 29. Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as duas únicas capitais do Centro-Oeste brasileiro a disputar o segundo turno das eleições. No Sul, apenas Porto Alegre (RS) também terá disputa.

Comentários

Tops da Gazeta