Publicidade

X

QUEIMADAS NA FLORESTA

Mourão diz que ação de militares para preservação da Amazônia não será prorrogada

A ação dos militares tinha como objetivo combater o desmatamento e as queimadas na região. O governo vem sofrendo pressão internacional por conta dos índices alarmantes

Gabriela Gonçalves - Assistente

Publicado em 15/10/2021 às 14:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Diante de aumento de queimadas na Amazônia, / Edmar Barros/Futura Press/Folhapress

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse nesta sexta-feira (15) que o governo federal não vai mais renovar a operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na Amazônia.

A ação dos militares tinha como objetivo combater o desmatamento e as queimadas na região. O governo vem sofrendo pressão internacional por conta dos índices alarmantes.

"Sem renovação da GLO. O que foi acertado: as Forças Armadas continuam a prestar apoio logístico, de comunicações e de inteligência", disse Mourão, que preside o CNAL (Conselho Nacional da Amazônia Legal). O prazo da operação termina nesta sexta-feira. 

"O Ministério do Meio Ambiente, que teve o seu orçamento duplicado, repassa o recurso necessário para o Ministério da Defesa. Coordenação feita dentro do grupo gestor e pronto, segue o baile", continuou.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou a ação militar, chamada de Operação Samaúma, até 31 de agosto. Depois, Mourão anunciou que a GLO seria prorrogada por mais 45 dias.

O governo já havia empregado a ação de militares na região no passado, com as Operações Verde Brasil e Verde Brasil 2. Elas duraram de 15 de maio de 2020 a 20 de janeiro deste ano.

De acordo com o vice-presidente, não há mais necessidade dos militares, porque as agências ambientais responsáveis pela fiscalização na Amazônia "estão com mais gente agora em condições de trabalhar", uma vez que há mais pessoas vacinadas contra a covid-19.

Nos meses de julho, agosto e setembro, em que os militares estiveram na Amazônia, os registros de focos de queimadas na região foram os menores desde que Bolsonaro assumiu o Palácio do Planalto, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Entretanto, os índices continuam em patamares muito altos. O Brasil teve o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia na série histórica recente, segundo dados do Deter, do Inpe. Com pouca diferença, somente o período de 2019-2020 foi mais destrutivo para o bioma.

As informações apontam que, de agosto de 2020 a julho de 2021, foram derrubados cerca de 8.712 km² de floresta, queda de aproximadamente 5% em relação aos 9.216 km² do período anterior. O histórico recente do Deter tem início em 2015.

O fim da GLO ocorre a duas semanas da COP26, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Glasgow, Reino Unido.

O evento é mais uma chance de os países acertarem mecanismos para combater a crise climática. O governo Bolsonaro, que já enfrenta pressão, será cobrado pelos países a apresentar perspectivas de melhora.

A expectativa de ambientalistas é que a comunidade internacional torne suas metas mais ambiciosas até 2030, período chave para conseguir limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter