X

Atenção beneficiários do INSS

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida; entenda decisão

A decisão do Ministério da Previdência vale até o dia 31 de dezembro

Maria Clara Campanini

Publicado em 21/03/2024 às 13:23

Atualizado em 21/03/2024 às 13:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Previdência Social decidiu que a falta de comprovação da prova de vida não irá gerar mais bloqueio ou suspensão do benefício / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social decidiu que a falta de comprovação da prova de vida não irá gerar mais bloqueio ou suspensão do benefício. A portaria já foi publicada no Diário Oficial da União.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Devem realizar a prova de vida quem recebe o benefício como aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidades. 

Além de não bloquear mais sem a prova de vida, a portaria também muda a contagem de 10 meses para a comprovação. A data não é mais a partir do aniversário do beneficiário e sim a partir da última atualização da prova de vida. O texto conta com informações da "Agência Brasil". 

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Prova de vida de modo presencial 

A prova de vida pode ser feita de modo presencial, no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador. É possível também realizar o pagamento de modo digital pelo aplicativo do Gov.br, através do reconhecimento facial.

Para não realizar a suspensão de modo indevido o INSS receberá dados de outros órgão públicos federais –preferencialmente biométricos- essas informações serão cruzadas com as que constam na base do governo.

Em fevereiro, mais de quatro milhões estavam sendo convocados para realizar a prova de vida pelo INSS.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confusão em Clássico Paulista

Goleiro do Corinthians chama Luciano de 'otário' nas redes sociais

Carlos Miguel se envolve em polêmica após empate com o São Paulo e será desfalque na próxima partida contra o Internacional

SUSPEITO SEGUE FORAGIDO

Saiba quem é o empresário que atirou três vezes em veículo após briga de trânsito

Polícia Civil segue na busca de Adriano Domingues da Costa, suspeito de atirar em outro veículo após uma briga de trânsito na rodovia Castello Branco

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter