últimas notícias
Escola Monsenhor Seckler
Escola Monsenhor Seckler
Foto: Adriano Capelini

Portões são abertos em Porto Feliz; idosos chegam cedo aos locais de votação

Cidade tem 13 locais de votação; Porto Feliz tem 41.617 eleitores aptos

Os portões das treze zonas eleitorais foram abertos, pouco antes das 7h, em Porto Feliz, neste domingo (15). Antes disso, por volta das 6h30, já havia fila de eleitores à espera do começo da votação.

O município conta com 13 locais de votação. De acordo com o Cartório Eleitoral, são 412 mesários em Porto Feliz. Ao todo, cerca de 500 pessoas trabalham no pleito municipal.

Idosos

Os eleitores idosos chegaram cedo aos locais de votação para evitar aglomeração e contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Todos os idosos estavam usando máscaras e mantendo o distanciamento nas filas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reservou as três primeiras horas, das 7h às 10h, preferencialmente para idosos. Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos.

Candidatos

Nas eleições deste ano, Porto Feliz tem 176 candidatos a vereador. Vale destacar que o Legislativo municipal conta com 11 cadeiras. Uma média de 16 candidatos por vaga.

Três candidatos disputam a vaga do Executivo municipal. Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio/PTB) tenta a reeleição. Também na disputa, o ex-vereador Cláudio dos Santos (Marola/Dem) e o ex-vice-prefeito (2013/2016), Miguel Arcanjo de Almeida (Rede).

Eleitores

Porto Feliz tem 41.617 eleitores aptos. Em 2016, eram 39.589. Um aumento de quase 5% em 4 anos. Quase 10% dos eleitores porto-felicenses têm mais de 70 anos.

Também segundo dados do TSE, os homens representam 49% do eleitorado; 51% são mulheres.

Limpeza

A Prefeitura de Porto Feliz, através das Secretarias de Obras e Segurança Pública, realizou desde as primeiras horas do domingo, a "Operação Eleição Limpa". Profissionais da limpeza espalhados por todos os locais de votação da cidade retiraram toda a sujeira causada pelos santinhos nas ruas. Em nenhum local de votação havia material jogado nas ruas.

Segundo a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) também estará de prontidão, com viaturas percorrendo a cidade, para garantir a segurança da população durante o processo eleitoral.

Até o momento, nenhum crime eleitoral foi comunicado ao Cartório Eleitoral local.

Orientações

Entre as orientações, que valem para todo o país, estão a limpeza das mãos com álcool em gel antes e depois da votação, e o distanciamento mínimo de um metro dos demais eleitores e dos mesários.

Além disso, o TSE recomenda que cada eleitor deve levar a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Máscara

Vale destacar que o uso de máscaras é obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. O mesário poderá pedir para que o eleitor baixe a máscara para melhor identificação.

Documento

O TSE também elaborou um passo a passo para o eleitor:

Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa; mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário; após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você; guarde o documento; limpe as mãos com álcool em gel; assine o caderno de votação; se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário.

Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação; digite os números dos candidatos; na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta