últimas notícias
Entrevista prefeito Dr Cássio Porto Feliz
Entrevista prefeito Dr Cássio Porto Feliz
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

'Fizemos um trabalho de renovação na cidade de Porto Feliz', diz Dr. Cássio

O prefeito reeleito de Porto Feliz, Dr. Antônio Cássio Habice Prado (PTB), concedeu uma entrevista à Gazeta, logo após ser eleito com mais de 90% dos votos válidos

O prefeito reeleito de Porto Feliz, Dr. Antônio Cássio Habice Prado (PTB), concedeu uma entrevista exclusiva à Gazeta, logo após ser eleito com mais de 90% dos votos válidos, no último domingo (15). Para o chefe do executivo a atual administração fez 'um trabalho de renovação' em todos os segmentos do município.

A votação foi histórica no município do interior paulista, que conta com mais de 53 mil moradores distribuídos em uma área 556,706 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Veja entrevista abaixo).

Dr. Cássio Prado ressaltou as conquistas dos últimos quatro anos, entre elas a entrega de obras como postos de saúde, novas creches, pavimentação de vias importantes da cidade, o tratamento precoce dos casos de coronavírus em Porto Feliz, e também por ter colocado as finanças em ordem.

Para os próximos quatro anos, o chefe do executivo disse que pretende entregar novas obras, como um pronto socorro e uma escola integral para atender cerca de 700 alunos, e continuar investindo na geração de empregos.

PERFIL DO Dr. Cássio PRADO.

Antônio Cássio Habice Prado nasceu na cidade de Porto Feliz. O prefeito reeleito é casado com a Dra. Maria Cristina Gargione Prado e pai de dois filhos.

Médico, formado pela Universidade de São Paulo (USP), aos 62 anos, Dr. Cássio assume seu segundo mandato como prefeito. Em 2001, iniciou na vida pública como Secretário de Saúde de Porto Feliz. Em 2016 filiou-se ao PTB e foi eleito prefeito de Porto Feliz para a gestão 2017-2020.

GSP - Dr. Cássio, em 2016, o senhor teve 50,22% dos votos válidos. Nas eleições deste ano, o senhor foi reeleito com 92,10% dos votos e foi destaque no Estado. A que o senhor atribui essa vitória tão expressiva?

Dr. Cássio - Nós atribuímos à gratidão das pessoas, por termos feito um trabalho sério nessas quatro anos. Um trabalho de renovação da cidade. A gente trouxe 14 novas multinacionais, o que representou dois bilhões de investimentos por parte dos empresários que geraram cerca de cinco mil empregos. Nós montanos uma UTI, reformamos o hospital, abrimos uma maternidade, inauguramos postos de saúde, três creches e ainda cuidamos das pessoas nessa pandemia. E elas estão muito gratas por isso.

GSP - Quais foram as prioridades do seu primeiro mandato e quais serão agora as prioridades para os próximos quatro anos?

Dr. Cássio - As prioridades foram muitas. A principal foi a saúde. Em 2017 já iniciamos a construção de uma UTI aqui em Porto Feliz, a reforma completa do hospital e da maternidade. Investimento maciço na saúde, e tivemos a felicidade de estar com tudo pronto para quando chegou essa pandemia. Nós já tínhamos uma UTI com 10 leitos, a melhor equipe de intensivistas da região de Sorocaba e estávamos preparados para esse ano terrível. A prioridade nossa foi realmente a saúde. Eu entrei na prefeitura justamente para resolver os problemas na saúde. A saúde não era boa na nossa cidade. Além disso, trouxemos muitas empresas para Porto Feliz.

Houve muito investimento do setor privado na nossa cidade. A cidade enriqueceu e crescemos 25% ao ano nesses últimos quatro anos. Melhoramos a renda e a infraestrutura em Porto Feliz. Pavimentamos cerca de 700 mil m² do município, construímos uma ponte ligando o Jardim Vante com recursos próprios, asfaltamos estradas rurais que aguardavam há mais de 40 anos os serviços.

GSP - Porto Feliz nos últimos anos se tornou uma cidade referência para a instalação de empresas. O senhor continuará investindo na geração de empregos?

Dr. Cássio - Porto Feliz de fato passou por grandes transformações nos últimos 4 anos sendo uma referência na geração de empregos e renda para a nossa população. Foram mais de 5 mil empregos criados com as grandes empresas e indústrias que trouxemos para a nossa cidade. Mais de 1.000 pequenos negócios também foram abertos. Nós estamos propondo nada menos que 14 ações para gerar ainda mais empregos e renda. Em primeiro lugar vamos investir muito no novo Distrito Industrial, já em implantação, nos Altos do Jequitibá e com isso a oferta de empregos vai aumentar. Precisamos também incentivar os pequenos empreendedores, com o fortalecimento do Programa de Microcrédito. Vamos criar uma incubadora de empresas e dar incentivo às modernas startups. A Casa do Empreendedor vai merecer uma atenção especial, em parceria com o SEBRAE, para incentivar e formalizar os pequenos negócios. Com o CEMIP/SENAI iremos ampliar os cursos gratuitos.

GSP - A Prefeitura de Porto Feliz planeja entregar nos próximos meses as obras do primeiro canil municipal. Quais outras obras estão planejadas para serem entregues?

Dr. Cássio - Isso, temos as obras do canil municipal que estão quase concluídas e vamos entregar nos próximos meses. Temos várias obras em andamento, principalmente a canalização dos principais córregos da nossa cidade e uma estação de tratamento de esgoto para ampliar o nosso tratamento. Essa estação será inaugurada e também estamos ampliando a nossa estação de tratamento de água. Temos inúmeras obras em andamento e ficaria cansativo listar todas. Para 2021 já temos grandes obras no planejamento, como a construção do novo pronto socorro municipal, e na educação vamos construir uma nova escola de período integral para 700 alunos. Essa escola e o posto de saúde serão as próximas prioridades.

GSP - O que o morador de Porto Feliz pode esperar dos próximos quatro anos da sua gestão como prefeito da cidade?

Dr. Cássio - Ele pode esperar uma cidade que está em pleno crescimento, com emprego pleno também. Eles podem esperar uma segurança na área da saúde. Ele pode esperar um hospital de qualidade, com tomógrafo novo, centro cirúrgico completo e com a melhor equipe médica da nossa região. Tudo isso com atendimento gratuito, sem custo nenhum para a nossa população.

GSP - Qual recado o senhor quer deixar para os moradores de Porto Feliz?

Dr. Cássio - O que eu peço para o nosso munícipe é que se você estiver procurando uma oportunidade de emprego, realize cursos, se qualifique, para que assim você consiga se beneficiar dessas inúmeras empresas que estão chegando ao nosso município.

Mais informações sobre as obras e os eventos na cidade de Porto Feliz, podem ser acessada no site (portofeliz.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficiais da Administração. (Matheus Herbert)

Tops da Gazeta