Publicidade

X

Capital

Corinthians repudia detenção por protesto contra Bolsonaro

Bruno Hoffmann

Publicado em 07/08/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Torcida do Corinthians no jogo contra o Palmeiras; torcedor foi retirado pela PM da arquibancada por xingar Bolsonaro / /Ale Frata/Código19

O Corinthians repudiou a ação da Polícia Militar de deter um torcedor por protestos contra Jair Bolsonaro no clássico do último domingo (4) contra o Palmeiras, em Itaquera.

Em nota publicada no site oficial do clube, o Corinthians classifica o caso como "um grave atentado às liberdades individuais do Estado Democrático de Direito".

O corintiano Rogério Lemes, 44, foi retirado pela Polícia Militar da arquibancada durante a execução do hino nacional, ainda antes do início da partida. Lemes gritou por mais de uma vez "ei, Bolsonaro, vai tomar no c..." e foi abordado pelos policiais, que o retiraram do setor.

O torcedor disse à "Folha de S. Paulo" que foi agredido na condução ao posto do Juizado Especial Criminal (Jecrim) e que só pôde voltar à arquibancada a 10 minutos do final do jogo, que terminou empatado em 1 a 1, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo disse que a retirada do corintiano foi "adotada para preservar a integridade física do torcedor, que proferia palavras contra o presidente da República, o que causou animosidade com outros torcedores, com potencial de gerar tumulto e violência generalizada".

Confira a nota do Corinthians na íntegra: "A Arena e o Sport Club Corinthians Paulista vêm a público repudiar o episódio que resultou na detenção do torcedor Rogério Lemes Coelho durante o jogo ocorrido no último domingo (04) contra o Palmeiras na Arena Corinthians, após sua manifestação contra o Presidente da República. O clube historicamente reitera seu compromisso com a democracia e a defesa do direito constitucional de livre manifestação, desde que observados os princípios da civilidade e da não violência. A agremiação lembra que diferentes autoridades, entre elas o presidente do clube, já foram alvo de manifestações da torcida durante os mais variados eventos esportivos realizados no local e o episódio caracteriza-se como um grave atentado às liberdades individuais no Estado Democrático de Direito." (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter