X

Capital

Prefeitura quer impulsionar vida noturna no Centro

TRIÂNGULO SP. Projeto da Prefeitura de São Paulo pretende atrair mais moradores e turistas ao centro histórico da Capital

Matheus Herbert

Publicado em 15/08/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Mosteiro de São Bento, no centro histórico; projeto quer que região tenha vida noturna mais intensa / /Mário Ângelo/Folhapress

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), tem como uma das prioridades o Projeto Triângulo SP, que busca transformar o centro histórico da Capital em um local mais seguro e com vida noturna intensa e, assim, também atrair mais turistas para a região. Para isso, pretende realizar grandes intervenções na área do calçadão compreendida entre as ruas Boa Vista, Libero Badaró e Benjamin Constant. De acordo com a prefeitura, as primeiras obras de infraestrutura estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

O projeto, que faz parte do Programa de Metas, contempla cerca de 60 ações para melhoria dos serviços públicos ofertados na região, instalação de infraestrutura e estratégias de ocupação urbana, turística e cultural. A intenção é que o plano se torne uma marca da gestão do prefeito tucano, que também leva à frente a reurbanização de outros pontos do centro e a intenção de criar o Parque Augusta e o Parque Minhocão. Algumas das obras são contestadas por vereadores e associações da sociedade civil, como a reurbanização do Vale do Anhangabaú e do Largo do Arouche e a criação do Parque Minhocão.

A falta de segurança do centro histórico, principalmente no período noturno e aos fins de semana, costuma ser apontada como uma das principais razões para afastar moradores e turistas da região. A prefeitura afirma que pretende intensificar a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) 24 horas na região e instalar 140 câmeras de vigilância, além de ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua que ocupam o local, com extensão dos horários de atendimento dos Núcleos de

Convivência.

Em entrevista ao "Estadão", Covas disse que a área central ainda está "muito degradada". "[ao contrário de outras cidades do mundo] Em São Paulo as pessoas fogem do centro. A gente tem vergonha de mostrar o nosso centro", disse. Ele tem a intenção de levar mais eventos culturais e de lazer ao centro histórico.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria, uma das principais medidas para atrair mais pessoas à região central é justamente combater a cultura do medo. "Queremos que as pessoas venham desfrutar do Centro. Não só os turistas, mas o próprio paulistano que desconhece essa região e nunca reparou nas belezas históricas da região", disse.

Para realizar a melhoria de infraestrutura do projeto, a Secretaria Municipal de Turismo teve um aporte de R$ 28 milhões do Ministério do Turismo, que serão usados para reformulação das calçadas, iluminação, monitoramento 24h e segurança reforçada. (Bruno Hoffmann)

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter