A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 15 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeitura quer impulsionar vida noturna no Centro

TRIÂNGULO SP. Projeto da Prefeitura de São Paulo pretende atrair mais moradores e turistas ao centro histórico da Capital

Matheus Herbert

15/08/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mosteiro de São Bento, no centro histórico; projeto quer que região tenha vida noturna mais intensa

Mosteiro de São Bento, no centro histórico; projeto quer que região tenha vida noturna mais intensa | /Mário Ângelo/Folhapress

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), tem como uma das prioridades o Projeto Triângulo SP, que busca transformar o centro histórico da Capital em um local mais seguro e com vida noturna intensa e, assim, também atrair mais turistas para a região. Para isso, pretende realizar grandes intervenções na área do calçadão compreendida entre as ruas Boa Vista, Libero Badaró e Benjamin Constant. De acordo com a prefeitura, as primeiras obras de infraestrutura estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Continua depois da publicidade

O projeto, que faz parte do Programa de Metas, contempla cerca de 60 ações para melhoria dos serviços públicos ofertados na região, instalação de infraestrutura e estratégias de ocupação urbana, turística e cultural. A intenção é que o plano se torne uma marca da gestão do prefeito tucano, que também leva à frente a reurbanização de outros pontos do centro e a intenção de criar o Parque Augusta e o Parque Minhocão. Algumas das obras são contestadas por vereadores e associações da sociedade civil, como a reurbanização do Vale do Anhangabaú e do Largo do Arouche e a criação do Parque Minhocão.

A falta de segurança do centro histórico, principalmente no período noturno e aos fins de semana, costuma ser apontada como uma das principais razões para afastar moradores e turistas da região. A prefeitura afirma que pretende intensificar a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) 24 horas na região e instalar 140 câmeras de vigilância, além de ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua que ocupam o local, com extensão dos horários de atendimento dos Núcleos de

Convivência.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao "Estadão", Covas disse que a área central ainda está "muito degradada". "[ao contrário de outras cidades do mundo] Em São Paulo as pessoas fogem do centro. A gente tem vergonha de mostrar o nosso centro", disse. Ele tem a intenção de levar mais eventos culturais e de lazer ao centro histórico.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria, uma das principais medidas para atrair mais pessoas à região central é justamente combater a cultura do medo. "Queremos que as pessoas venham desfrutar do Centro. Não só os turistas, mas o próprio paulistano que desconhece essa região e nunca reparou nas belezas históricas da região", disse.

Para realizar a melhoria de infraestrutura do projeto, a Secretaria Municipal de Turismo teve um aporte de R$ 28 milhões do Ministério do Turismo, que serão usados para reformulação das calçadas, iluminação, monitoramento 24h e segurança reforçada. (Bruno Hoffmann)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados