Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Movimentação na avenida Paulista, região central de SP; 1,3 milhão de pessoas já foram contaminadas | / Bruno Rocha/Fotoarena/Folhapress
O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta quinta-feira que a quarta fase do inquérito sorológico indica que 1,3 milhão de pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 na capital paulista até o dia 6 de agosto. Segundo o prefeito, a queda do índice de prevalência de 11,1% na última pesquisa para 10,9% indica uma estabilidade da doença na cidade.
Continua depois da publicidade
"São números que estatisticamente significam uma estabilidade da doença na cidade de São Paulo. Apesar de dois meses de reabertura e flexibilização de atividade econômica, a gente mantém os mesmos índices de prevalência", afirmou. "Não houve aumento e nem queda da relação da quantidade de pessoas já imunizadas pelo coronavírus”.
Leia mais:
O exame sorológico, que começou em 10 de junho, avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG), ou seja, casos passados da doença. Ele é usado para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus. Ao todo, serão nove etapas do inquérito sorológico, que começou na fase 0 e vai até a fase 8. O índice de confiança da pesquisa é de 96%.
Continua depois da publicidade
O inquérito sorológico é feito por amostragem com o sorteio de domicílios na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da cidade. Os bairros mais afastados do centro permanecem com a maior prevalência de contaminações pela doença.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade