A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 11 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Paulistanos indicam saúde como área mais urgente para gestão do próximo prefeito

Pesquisa foi feita pela plataforma Change.org com sua base de usuários na capital paulista; foram entrevistadas 1.545 pessoas

Bruno Hoffmann

11/11/2020 às 11:20  atualizado em 11/11/2020 às 11:23

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Hospital Sorocabana, no bairro da Lapa, na zona oeste da capital paulista

Hospital Sorocabana, no bairro da Lapa, na zona oeste da capital paulista | Leon Rodrigues/Secom

A Change.org, considerada a maior plataforma de abaixo-assinados on-line do País, realizou uma pesquisa informal com cidadãos de sua base de usuários na cidade de São Paulo para saber quais demandas consideram mais urgentes para a gestão do próximo prefeito ou prefeita. Foram entrevistadas 1.545 pessoas, que escolheram saúde como a pauta mais importante.

Continua depois da publicidade

A pesquisa de opinião foi realizada entre os dias 15 e 16 de outubro, através de formulários enviados por e-mail aos usuários da plataforma Change.org. Cada entrevistado teve que escolher três entre nove áreas do executivo municipal como as consideradas mais urgentes na cidade. As opções eram: acessibilidade; atenção aos animais; direitos humanos; educação básica; habitação; infraestrutura; saúde; transparência; e transporte.

Leia mais:

Veja quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo

Continua depois da publicidade

Cada entrevistado votou três vezes em diferentes áreas cobertas pelo executivo municipal. As pautas apontadas como mais urgentes foram em primeiro lugar saúde, com 1.082 votos; em segundo educação, com 1.051; e em terceiro habitação, com 670 escolhas.

Os três temas que receberam menos votos dos paulistanos foram direitos humanos (285 escolhas), infraestrutura (279 votos) e acessibilidade (242 escolhas).

Abaixo-assinado

Continua depois da publicidade

O resultado da pesquisa estimulou a usuária da Change.org, Adriana Matos Pereira, a lançar um abaixo-assinado para saber dos candidatos à Prefeitura de São Paulo o que eles pretendem fazer pela área da saúde, caso sejam eleitos. Adriana já atuou como coordenadora do Fórum de Saúde da Zona Sul de São Paulo - que reúne representantes de seis distritos da cidade -, na Comissão de Saúde da Mulher e em conselhos gestores de saúde.

Na petição, que reúne quase 11 mil apoiadores, a cidadã lembra que a desigualdade no acesso à saúde é uma realidade em São Paulo, escancarada e acentuada pela pandemia do novo coronavírus. A autora da petição ainda aponta problemas como a má distribuição de equipamentos hospitalares e leitos de UTI, quantidade insuficiente de UBSs e a extensa fila de paulistanos que aguardam por um exame, cirurgia ou para passar por consulta especializada.

Além de São Paulo, também foram entrevistados usuários da plataforma nas cidades de Salvador e Porto Alegre. Educação básica foi a pauta eleita como mais preocupante nesses dois municípios. Cidadãos soteropolitanos e porto-alegrense também lançaram petições para pressionar seus candidatos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados