últimas notícias
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras da estação estão em fase de acabamento
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras da estação estão em fase de acabamento
Foto: ETTORE CHIEREGUINI/GAZETA DE S.PAULO

Terminal Vila Sônia será inaugurado no dia 16 de dezembro

Já a estação do Metrô, que ficará ao lado do terminal, ainda não teve a data confirmada; a expectativa é que a estação atenda cerca de 90 mil pessoas por dia

Na tarde desta segunda-feira (21) a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) divulgou que o terminal de ônibus da Vila Sônia será inaugurado no dia 16 de dezembro. O anuncio foi feito após a deputada ter participado de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, com o governador João Doria (PSDB). Já a estação do Metrô, que ficará ao lado do terminal, ainda não teve a data confirmada – mas a expectativa é que a entrega também aconteça em dezembro.

Em seus storys, no Instagram, a deputada disse que “a grande notícia para Taboão da Serra e região é que dia 16 de dezembro será inaugurado o Terminal Vila Sônia. Eu tenho absoluta certeza que será um dia marcante para todos nós que moramos nesta região”, disse Analice Fernandes.

OBRAS DA ESTAÇÃO

No fim do mês passado, a Gazeta divulgou que o Metrô publicou um vídeo atualizando as obras da futura estação Vila Sônia, que fará parte da Linha 4-Amarela. A expectativa é que a estação deva atender um público de cerca de 90 mil pessoas por dia, quando em operação total.

As imagens do vídeo eram datadas do mês de abril, e mostravam os trabalhos de acabamento. Além disso, também foi possível ver o sistema elétrico e os tuneis.

Na ocasião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que a empresa responsável por implantar o sistema de sinalização no trecho em construção sofreu atrasos em seu cronograma de trabalho devido a pandemia do coronavírus. Por essa razão a fornecedora disse que a estação poderia ser entregue apenas em junho do ano que vem, mas com esforços conjuntos da concessionária e do governo do Estado de São Paulo, foi confirmado a entrega para dezembro deste ano.

SONHO DO METRÔ EM TABOÃO

A promessa de uma linha de metrô que chegasse até Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, é antiga. As primeiras notícias vieram à tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014, ainda na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Quando candidato, o governador João Doria, em visita à região, também chegou a prometer a extensão.

A chamada fase três contaria com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, a Chácara do Jóquei, foi prometida também em anúncio de Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.

O novo trecho beneficiaria cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda. Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35, com a extensão da linha, esse tempo cairia para 24 minutos.

De acordo com o site “ViaTrolebus”, desde dezembro de 2019 representantes do governo estadual falam em negociar a extensão com a ViaQuatro. Porém, não há detalhes dessa negociação, mas uma das hipóteses é que a obra seria tocada em troca de prolongamento no tempo de concessão da empresa do grupo CCR.

 

Comentários

Tops da Gazeta