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MOBILIDADE URBANA

Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela será entregue no dia 16 de dezembro

Com previsão de entrega para 2014, o complexo Vila Sônia é formado por um terminal de ônibus e uma estação de metrô; expectativa é atender cerca de 90 mil passageiros por dia

Matheus Herbert

Publicado em 06/07/2021 às 13:28

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Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras da estação Vila Sônia estão concluídas e agora será feito os trabalhos de acabamento / /Gilberto Alonso/CMSP

Após 17 anos do início das obras, a Linha 4-Amarela do Metrô deve ser concluída até dezembro deste ano com a entrega da estação Vila Sônia, na zona oeste da Capital. O governo de São Paulo anunciou que a estação será entregue no dia 16 de dezembro. Esta é a última obra para que a fase dois da linha esteja finalmente completa e passe a ter 11 estações em todo o seu ramal, que liga o centro a zona sul da Capital.

Com previsão de entrega para 2014, o complexo Vila Sônia, formado por um terminal de ônibus, um pátio de manobras e uma estação de metrô, já recebeu um investimento de cerca de R$ 1,9 bilhão.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras estão concluídas e o acabamento visual, sendo feito, mas ainda é preciso que a concessionária ViaQuatro, responsável pela administração da Linha 4 - Amarela, faça a instalação de sistemas, como o de sinalização.

Até que as obras sejam concluídas, os trens da Linha 4 - Amarela permanecem circulando entre as estações São Paulo-Morumbi e Luz. Quando pronta, a estação Vila Sônia deverá atender cerca de 90 mil passageiros por dia.

PROJETO

Iniciado em 2004, o projeto da Linha 4-Amarela só teve as primeiras obras inauguradas em maio de 2010, com a entrega das estações: Paulista e Faria Lima. As obras da linha foram divididas em duas fases pelo governo. A primeira contempla as seis estações iniciais: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz. Já a segunda fase é composta por outras cinco estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.

HISTÓRICO DE ATRASOS

O histórico de atrasos nas obras é extenso. Causados pela paralização de obras e rescisão de contrato, a segunda fase, licitada em 2011, só começou a ser construída em 2012.

Três anos depois, em 2015, devido à rescisão do contrato com o consórcio responsável, as obras foram paralisadas. A construção só foi retomada em 2016, com previsão de entrega da estação Higienópolis-Mackenzie para 2017, o que também não aconteceu.

A estação Higienópolis-Mackenzie só foi entregue em janeiro de 2018. No mesmo ano, também foram inauguradas as estações Oscar Freire e São Paulo – Morumbi, nos meses de abril e outubro respectivamente.

 

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