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Cotidiano

Duplicação da estrada do M’Boi Mirim vai começar em novembro, diz governo

Após atraso, gestão Doria anunciou que previsão é iniciar 1ª fase das obras em novembro, entre o terminal Jardim Ângela e a avenida dos Funcionários Públicos

Bruno Hoffmann

24/08/2021 às 15:06

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Obras de duplicação e melhorias na estrada do M'Boi Mirim (SP 214) serão iniciadas em novembro

Obras de duplicação e melhorias na estrada do M'Boi Mirim (SP 214) serão iniciadas em novembro | /Luiz Guadagnoli/Secom

As obras de duplicação e melhorias na estrada do M’Boi Mirim (SP 214), que liga a zona sul da capital paulista à cidade de Itapecerica da Serra, está programada para ser iniciada até o fim do mês de novembro. As informações são do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão do Governo de São Paulo.

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“Caso o processo licitatório não tenha interferência externa, a previsão para início das obras é a segunda metade do mês de novembro”, informou o DER, que faz parte da Secretaria de Logística e Transportes do Estado. Segundo edital, a data de entrega das propostas é 9 de setembro, e o prazo para execução da obra será de 48 meses.

As obras serão dividas em três lotes, e o primeiro vai ser realizado no trecho entre o Terminal Jardim Ângela e a avenida dos Funcionários Públicos (totalmente na cidade de São Paulo), com extensão de 5,1 quilômetros de alargamentos e recuperação de pista.

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O segundo trecho previsto vai ser realizado entre a avenida dos Funcionários Públicos e a rua Humberto Marçal, com extensão de 1,2 quilômetros, também totalmente na Capital. Por fim, as obras serão realizadas entre a rua Humberto Marçal, no km 31, e a Estrada do Crispim, no km 32,8 da SP 214, com extensão de 1,8 quilômetro, no município de Itapecerica da Serra.

Macaque in the trees
Terminal Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

Entre as melhorias que constam no projeto da gestão do governador João Doria (PSDB) estão a recuperação da pista, implantação de baias para parada de ônibus, lombofaixas para pedestres e restauração do sistema de sinalização.

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O DER publicou edital para a contratação de obras no último dia 5 de agosto. O valor estimado do investimento do Governo de SP é de R$ 404,4 milhões.

“É uma das mais longas avenidas de São Paulo, por onde passam 10,8 mil motoristas por dia. Em toda a região do extremo sul e Itapecerica, temos uma população de 1,2 milhão de habitantes. É uma obra de extrema importância logística”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Atraso

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De acordo com o governo paulista, o início do processo de contratação se deu após o DER ter realizado audiência pública em abril. Na ocasião, os técnicos do departamento apresentaram as obras, que serão divididas nos três trechos, totalizando 8,1 quilômetros: 6,3 na capital paulista e 1,8 em Itapecerica da Serra.

O convênio original para a realização da obra havia sido assinado em janeiro de 2020 entre o Governo e a Prefeitura de São Paulo, mas, em setembro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) suspendeu a concorrência de um trecho, para ter mais esclarecimentos.

Em março deste ano, após contato da Gazeta em relação à licitação suspensa pelo TCE, o DER informou ter respondido a todos os questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de SP quanto ao edital e aguardava “o parecer do órgão para andamento do certame”.

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Apesar de ser uma obra estadual, a realização dos trabalhos também contou com influência de lideranças políticas da Capital. O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), por exemplo, afirmou que trabalha para que a obra ocorra “há décadas”, e que ajudou a convencer o governador João Doria sobre a importância da intervenção.

“Foi a união de forças políticas que provocou o impulso que precisávamos para o projeto da duplicação virar realidade. Levei o governador João Doria para a região, ele fez a promessa em frente ao povo. Em 2019 anunciamos juntos a duplicação no Palácio do Governo”, disse o vereador à Gazeta.

De acordo com Milton Leite, a sua atuação ocorreu, principalmente, pela autorização das melhorias do trecho entre o Hospital do M’Boi Mirim e a Estrada dos Funcionários Públicos, justamente a primeira que vai receber os trabalhos de duplicação e melhorias.

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Por fim, o presidente da Câmara de São Paulo lamentou a perda de tempo para a realização da obra, para o DER se adequar às exigências do TCE, e agora garante que os trabalhos vão sair do papel. “Por mais que muita gente ainda considere impossível e torça contra, a duplicação vai sair”, garantiu o vereador.

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