últimas notícias
Vacinação contra o coronavírus no Memorial da América Latina
Vacinação contra o coronavírus no Memorial da América Latina
Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress

Campanha de megavacinação na cidade de SP termina nesta sexta

Ação tem como público alvo os adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante contra a Covid

Adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 são o alvo da campanha de megavacinação, que vai até sexta-feira (26) na cidade de São Paulo. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) junto com a prefeitura, tem o objetivo de incentivar os que ainda não compareceram para tomar a segunda dose ou dose de reforço.

Esse número pode chegar a 21 milhões de pessoas e o aviso é para quem é responsável por um adolescente. A aplicação da primeira dose para este grupo já ultrapassou 100%, mas muitos não voltaram para a segunda dose (apenas 40,1% do total compareceram). 

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes foi reduzido para 21 dias. A mudança ocorreu após a capital paulista receber uma remessa de 1,2 milhão de doses de vacinas destinadas para a faixa etária de 12 a 17 anos.

"Quando os adolescentes foram vacinados, foi colocado no cartão de vacinação a data de retorno com prazo de 12 semanas de intervalo para a segunda dose. No entanto, o Ministério da Saúde mudou esse prazo. Acredito que essa mudança pode ter confundido a população, que está se baseando na primeira data que foi inserida na carteirinha de vacinação e não na informação do novo prazo, que agora é de 21 dias", explica a secretária executiva da Atenção Básica, Especialidade e Vigilância, Sandra Sabino.

Orientações

A vacinação ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. Todos os endereços podem ser consultados no link.

Os adolescentes devem apresentar uma autorização assinada pelo responsável, conforme modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.

Comentários

Tops da Gazeta