Publicidade

X
DE OLHO NO PODER

Holiday pede a criação de CPI das Emendas após denunciar ex-vereador

De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

Publicidade

Fernando Holiday / Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo

O vereador Fernando Holiday (Novo) anunciou nesta sexta-feira (6) ter apresentado um pedido para a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Emendas na Câmara Municipal de São Paulo. A atitude se deu após Holiday ter acusado o ex-vereador Zé Turin de participar de um esquema criminoso de desvio de emendas parlamentares. Zé Turin nega qualquer irregularidade. O pedido de Holiday vem também depois de a prefeitura ter determinado a suspensão do pagamento de R$ 160 mil a Daniela Mercury por sua apresentação no último domingo (1º), Dia do Trabalhador, em evento de centrais sindicais com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A verba viria de recursos de emendas parlamentares. Segundo Holiday, em contato com a coluna, somente três vereadores assinaram até agora pela criação da CPI das Emendas: Cris Monteiro (Novo), Aurélio Nomura (PSDB) e Delegado Palumbo (MDB).

Ponte em São Vicente

Desativada desde o fim de 2019, a Ponte dos Barreiros, que une a ilha à área continental de São Vicente, no litoral paulista, vai ser devolvida à população até o fim de julho. A informação é da deputada federal Rosana Valle (PL), que realizou nesta sexta (6) uma vistoria técnica no local ao lado do prefeito Kayo Amado (Podemos). “Este problema causou muito sofrimento aos moradores do continente. Agora, teremos uma ponte completamente segura por mais 40 anos”, disse ela, em contato com a coluna. 

E também VLT

Com base eleitoral na Baixada Santista, Rosana Valle havia conquistado recursos federais de R$ 58 milhões para a obra. O próximo passo, explicou, é buscar a recuperação da ligação ferroviária, que passa ao lado da ponte, para que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) possa atender aos moradores da área continental de São Vicente. 

CPI da Poluição Petroquímica

A Câmara Municipal de São Paulo instalou na última quinta (5) a CPI da Poluição Petroquímica, para investigar denúncias sobre a poluição e a contaminação ambiental no entorno do Polo Petroquímico de Capuava, na região do ABC paulista. A atuação do polo estaria prejudicando a saúde de moradores de bairros da zona leste da Capital, como São Mateus e Parque São Rafael. A comissão é presidida pelo vereador Alessandro Guedes (PT).

Abusos

A Comissão de Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu parecer favorável ao projeto que obriga  estabelecimentos comerciais a comunicarem às autoridades policiais possíveis práticas de abuso de autoridade, violência física ou psicológica, assédio moral ou qualquer conduta que configure discriminação em função da cor, gênero, religião ou idade. De autoria do deputado Campos Machado (Avante) , a proposta também garante atenção especial quando os abusos forem praticados por funcionários da segurança do local ou terceirizados. O projeto ainda precisa ser aprovado pelos deputados para virar lei.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VIOLÊNCIA E SEGURANÇA

Vale do Paraíba concentra quatro das seis cidades com maior taxa de homicídios e SP

A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados sobre o cenário de criminalidade na Região

ELEIÇÕES 2022

Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro no estado de São Paulo, diz Datafolha

Em relação ao total do país, o petista tem menos eleitores em São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software