Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
21/05/2021 às 16:14 atualizado em 21/05/2021 às 16:15
Continua depois da publicidade
Ricardo Nunes é prefeito de São Paulo | Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress
Parte dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo acredita que, de fato, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai dar continuidade ao estilo de Bruno Covas (PSDB), que morreu em 16 de maio em decorrência de complicações de um câncer, na gestão municipal. Pelo menos em 2021. O entendimento é que o emedebista deve manter boa parte dos nomes escolhidos pelo tucano para o secretariado e outros cargos de confiança. Essa seria uma forma, de acordo com uma fonte consultada pela coluna, de não causar qualquer estremecimento com a base aliada na Câmara, já que em novembro deve haver a votação do Plano Diretor, considerada a pauta mais importante do ano pelo Executivo. “Mas ano que vem o cenário deve mudar, por causa das eleições e uma pressão maior do MDB por espaço”, explicou essa fonte, um assessor experiente da Casa.
Continua depois da publicidade
Falta de diálogo
Em entrevista exclusiva à Gazeta, o deputado federal Vinicius Poit (Novo) – que pretende concorrer ao Governo de São Paulo em 2022 – disse entender que algumas medidas de restrição às atividades comerciais deveriam ter sido adotadas no Estado, mas criticou a forma como o governador João Doria (PSDB) fez isso. “Há falta de diálogo, de proximidade e de previsibilidade. A forma de passar isso é ruim. É uma forma autoritária e sem diálogo”, criticou o parlamentar.
Pesca
Continua depois da publicidade
Com manifestações marcadas para o fim de semana em várias cidades do litoral paulista, os pescadores artesanais do Estado pedem a suspensão de norma do Ibama que proíbe o uso de redes de emalhe de superfície, chamada de boieira, para a captura de tainhas nesta época do ano – o que, diz a categoria, é essencial para o sustento familiar. A deputada federal Rosana Valle (PSB) anunciou ter pedido ao secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, atenção sobre o pleito dos pescadores artesanais paulistas.
Barreiras
A cidade de SP poderá ter barreiras sanitárias para controlar a chegada de passageiros que possam estar contaminados com a variante indiana do coronavírus. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, conversou com o ministro da Saúde sobre esse assunto. “A Prefeitura de São Paulo fez uma indicação de que já se atue com a prevenção”, afirmou o prefeito. A gente não vai esperar acontecer para atuar”, completou.
Continua depois da publicidade
Tucanato
A ida do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para o PSDB (até semana passada ele estava no DEM) mexeu com o jogo político do tucanato para 2022. O governador João Doria quer que Garcia seja candidato ao governo paulista, enquanto ele disputaria a presidência. Só que o ex-governador Geraldo Alckmin também indicou o desejo de voltar a concorrer ao cargo que comandou por quatro mandatos. Há a possibilidade do PSDB escolher o pré-candidato em nível estadual ainda neste ano – e a de Alckmin procurar outra legenda em busca do Palácio dos Bandeirantes.
“A resposta seria não”
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, ao ser questionado pela “Veja SP” se aceitaria convite para migrar para o PSDB neste momento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade