A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 14 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Celio Egidio

Celio Egidio

Célio Egidio

Brasil é uma eterna "Boate Kiss"

A gravidade do ocorrido se assemelha ao método de solução de problemas no Brasil, sempre no afogadilho e de acordo com a demanda política momentânea

03/02/2023 às 11:39  atualizado em 03/02/2023 às 11:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Trata-se de uma tragédia com mais de 240 pessoas mortas e com cerca de 630 pessoas feridas

Trata-se de uma tragédia com mais de 240 pessoas mortas e com cerca de 630 pessoas feridas | Fernando Frazão/Agência Brasil

O incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), traz comoções após dez anos. Trata-se de uma tragédia com mais de 240 pessoas mortas e com cerca de 630 pessoas feridas. Tudo começou com o uso de um efeito pirotécnico, para um show de uma banda musical regional, causando um incêndio devastador.

Continua depois da publicidade

Com um público jovem, a correria foi sem igual. Sem orientações, rotas de fuga e instrumentos de combate a incêndio, a tragédia se consumou.

Como sempre, após um grave acidente, debates, processos judiciais e busca pelos culpados.

Passados dez anos, a dor das famílias permanece, com processo judicial não encerrado e muitas das medidas restritivas já relaxadas. A gravidade do incêndio da Boate Kiss se assemelha ao método de solução de problemas no Brasil, sempre no afogadilho e de acordo com a demanda política momentânea.

Continua depois da publicidade

Após o dia 08 de janeiro, o Ministro da Justiça anuncia a criação de uma nova polícia, mais uma. Em seguida o Senador Marcos do Val (Podemos-ES), assume que haveria uma conspiração para um golpe, até anunciando que Ministro do STF sabia do assunto.

O ex Ministro da Justiça Anderson Torres, afirma que o teor da carta golpista é “descartável”. E ao final Waldemar da Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal, em declaração à Polícia Federal, diz que foi uma metáfora, sua fala, sobre a existência de uma carta sobre golpe.

A similaridade do triste evento da região sul com a política nacional é sem igual. Uma tragédia é “anunciada”, mas ninguém dá importância. Agora todos negam e desviam de eventual responsabilidade. No Brasil as pessoas morrem, são levadas aos tribunais, fazem declarações, mas nada acontece.

Continua depois da publicidade

Em Santa Maria os corações dos familiares ainda estão doloridos. No coração dos brasileiros permanece a noção de impunidade vinda do Planalto. A velha percepção que tudo acaba em pizza, permanece.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados