X

Impunidade

Brasil é uma eterna "Boate Kiss"

A gravidade do ocorrido se assemelha ao método de solução de problemas no Brasil, sempre no afogadilho e de acordo com a demanda política momentânea

Célio Egidio

Publicado em 03/02/2023 às 11:39

Atualizado em 03/02/2023 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Trata-se de uma tragédia com mais de 240 pessoas mortas e com cerca de 630 pessoas feridas / Fernando Frazão/Agência Brasil

O incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), traz comoções após dez anos. Trata-se de uma tragédia com mais de 240 pessoas mortas e com cerca de 630 pessoas feridas. Tudo começou com o uso de um efeito pirotécnico, para um show de uma banda musical regional, causando um incêndio devastador.

Com um público jovem, a correria foi sem igual. Sem orientações, rotas de fuga e instrumentos de combate a incêndio, a tragédia se consumou.

Como sempre, após um grave acidente, debates, processos judiciais e busca pelos culpados.

Passados dez anos, a dor das famílias permanece, com processo judicial não encerrado e muitas das medidas restritivas já relaxadas. A gravidade do incêndio da Boate Kiss se assemelha ao método de solução de problemas no Brasil, sempre no afogadilho e de acordo com a demanda política momentânea.

Após o dia 08 de janeiro, o Ministro da Justiça anuncia a criação de uma nova polícia, mais uma. Em seguida o Senador Marcos do Val (Podemos-ES), assume que haveria uma conspiração para um golpe, até anunciando que Ministro do STF sabia do assunto.

O ex Ministro da Justiça Anderson Torres, afirma que o teor da carta golpista é “descartável”. E ao final Waldemar da Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal, em declaração à Polícia Federal, diz que foi uma metáfora, sua fala, sobre a existência de uma carta sobre golpe.

A similaridade do triste evento da região sul com a política nacional é sem igual. Uma tragédia é “anunciada”, mas ninguém dá importância. Agora todos negam e desviam de eventual responsabilidade. No Brasil as pessoas morrem, são levadas aos tribunais, fazem declarações, mas nada acontece.

Em Santa Maria os corações dos familiares ainda estão doloridos. No coração dos brasileiros permanece a noção de impunidade vinda do Planalto. A velha percepção que tudo acaba em pizza, permanece.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Parabéns Bertioga

Aniversário de Bertioga, neste fim de semana, terá show de Fábio Jr; veja programação

A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis

Copa no Brasil

Brasil vence eleição e vai ser sede da Copa do Mundo de futebol feminino

País recebe o campeonato em 2027; eleição aconteceu durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter