X

Dias das mães

'Cor de rosa choque': 53% do eleitorado são mulheres

Com o fim do prazo para tirar o título, dados apontam para uma nova safra de jovens eleitoras

Célio Egidio

Publicado em 06/05/2022 às 11:43

Atualizado em 06/05/2022 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Urna eletrônica / Nelson Jr./TSE

O primeiro ancestral hominídeo conhecido é de uma “fêmea” que foi batizada de Lucy, que viveu há 3,2 milhões, ou seja, elas estão na vanguarda desde aquele tempo. Em momento seguinte, as mulheres foram objeto de adoração pelo dom da fertilidade, bem demonstrado na estátua da Vênus de Dolní Věstonice, do período paleolítico (27-31 mil anos), já as teorias mais recentes, não sustentam que eram submissas ao homem-caçador, pelo contrário, por uma questão de subsistência, detinham habilidades de caça e pesca como seus pares masculinos.

Hoje, a maioria das mulheres não precisam lutar por alimentos na floresta ou caçar mamutes. Estudam, trabalham, buscam oportunidades em todos os lugares.

Neste cenário, dados da Justiça Eleitoral, em 2022, indicam que já ultrapassaram os homens no eleitorado nacional, em março, período com dados mais atualizados, as mulheres possuíam 78,4 milhões de títulos, cerca de 8,5 milhões a mais do que os homens (69,8 milhões).

Encerrou-se, no último dia 04/05, o prazo para que os maiores de 16 anos buscassem o seu primeiro título eleitoral. E , preliminarmente, dados indicam para uma nova safra de jovens eleitoras.

Não somente na situação jurídica eleitoral é que as mulheres estão sobrepondo os homens, mas nos concursos públicos, nas empresas (como operárias ou CEO), embora a discriminação ainda persista em alguns nichos, elas estão vencendo.

A expectativa é que nas eleições de 2022, se apresentem com maior força e vigor em um universo masculinizado. As candidatas já possuem alguns incentivos legais que precisam de aprimoramento, já as eleitoras que,  na sua maioria de “cor de rosa choque”, como na música da eterna roqueira Rita Lee que sejam provocadas a mudar nosso quadro político nacional.

E em tempos de júbilos às rainhas da fertilidade, um Feliz Dia das Mães.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CRIMINALIDADE

Polícia Militar prende três, desmonta refinaria e apreende mais de 75 kg de drogas

Os criminosos, o material apreendido e o veículo foram encaminhados ao 48º Distrito Policial para providências de Polícia Judiciária

Casos de dengue na Capital

Apenas dois bairros de SP não enfrentam epidemia de dengue; saiba quais

Segundo dados do painel de monitoramento da dengue os casos da doença na capital somam os 205.121

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter