A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 26 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Celio Egidio

Celio Egidio

Célio Egidio

'Cor de rosa choque': 53% do eleitorado são mulheres

Com o fim do prazo para tirar o título, dados apontam para uma nova safra de jovens eleitoras

06/05/2022 às 11:43  atualizado em 06/05/2022 às 11:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Urna eletrônica

Urna eletrônica | Nelson Jr./TSE

O primeiro ancestral hominídeo conhecido é de uma “fêmea” que foi batizada de Lucy, que viveu há 3,2 milhões, ou seja, elas estão na vanguarda desde aquele tempo. Em momento seguinte, as mulheres foram objeto de adoração pelo dom da fertilidade, bem demonstrado na estátua da Vênus de Dolní Věstonice, do período paleolítico (27-31 mil anos), já as teorias mais recentes, não sustentam que eram submissas ao homem-caçador, pelo contrário, por uma questão de subsistência, detinham habilidades de caça e pesca como seus pares masculinos.

Continua depois da publicidade

Hoje, a maioria das mulheres não precisam lutar por alimentos na floresta ou caçar mamutes. Estudam, trabalham, buscam oportunidades em todos os lugares.

Neste cenário, dados da Justiça Eleitoral, em 2022, indicam que já ultrapassaram os homens no eleitorado nacional, em março, período com dados mais atualizados, as mulheres possuíam 78,4 milhões de títulos, cerca de 8,5 milhões a mais do que os homens (69,8 milhões).

Encerrou-se, no último dia 04/05, o prazo para que os maiores de 16 anos buscassem o seu primeiro título eleitoral. E , preliminarmente, dados indicam para uma nova safra de jovens eleitoras.

Continua depois da publicidade

Não somente na situação jurídica eleitoral é que as mulheres estão sobrepondo os homens, mas nos concursos públicos, nas empresas (como operárias ou CEO), embora a discriminação ainda persista em alguns nichos, elas estão vencendo.

A expectativa é que nas eleições de 2022, se apresentem com maior força e vigor em um universo masculinizado. As candidatas já possuem alguns incentivos legais que precisam de aprimoramento, já as eleitoras que,  na sua maioria de “cor de rosa choque”, como na música da eterna roqueira Rita Lee que sejam provocadas a mudar nosso quadro político nacional.

E em tempos de júbilos às rainhas da fertilidade, um Feliz Dia das Mães.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados