X

Política

Enchentes do RS - Brasil possui mais vereadores que bombeiros militares

A ausência de planos de contingências, falta de organização e de procedimentos únicos de como lidar em desastres de tamanha grandeza, não é prioridade na política nacional

Célio Egidio

Publicado em 17/05/2024 às 21:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil possui mais vereadores que bombeiros militares em todo o território nacional / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

As enchentes no Rio Grande do Sul podem ser consideradas como um dos maiores desastres climáticos que o Brasil já sofreu. São milhares de famílias que perderam suas casas e centenas que perderam a vida. Dessa forma, a reconstrução do Rio Grande do Sul será demorada e penosa.

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

Na mesma proporção está a solidariedade das pessoas que incessantemente são voluntarias para auxiliar em várias frentes, desde o resgate nas águas até a produção de alimentos. Já os esforços governamentais estão a desejar. A ausência de planos de contingências, falta de organização e de procedimentos únicos de como lidar em desastres de tamanha grandeza, não é prioridade na política nacional.

Vide que no Brasil, segundo dados da Revista Proteção, somente 16% dos municípios possuem unidades do corpo de bombeiros militares e, somando todos os estados e Distrito Federal, temos um efetivo de pouco mais de 70 mil bombeiros.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Com os afastamentos regulares (férias, licenças etc.) essa quantia chega a pouco mais de 58 mil. Já o número de cadeiras para vereadores em todo o país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, está próximo dos 60 mil.

O Brasil possui mais vereadores que bombeiros militares em todo o território nacional. É fato, que a democracia possui suas demandas e  o Poder Legislativo municipal é relevante para o quotidiano das cidades, mas a essencialidade do resgate e salvamento pode ser traduzida como direito fundamental, pois estamos tratando da vida das pessoas e de animais.

É dantesco um país que, além de possuir mais vereadores que bombeiros, ainda remunera todos esses parlamentares com o dobro dos salários. De fato, o desastre ambiental dos gaúchos, além dos fatores geográficos e do clima, possui o seu primeiro culpado: a ausência de uma política nacional séria na área de prevenção a desastres. Temos mais políticos que pessoas que podem nos salvar. Paradoxal, mas é verdade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TIGRINHO, AVIÃOZINHO E FOGUETE

Jogo do Tigrinho: Cozinheira perde R$ 80 mil; entenda o que é e seus riscos

Regulamentação brasileira permite a prática de jogos de apostas online, desde que pague R$ 30 milhões ao governo

Ritos Tradicionais

5 simpatias de Santo Antônio: amor e prosperidade garantidos

Aprenda a realizar as simpatias mais populares de Santo Antônio para atrair amor verdadeiro e abençoar sua vida com prosperidade

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter