Entre em nosso grupo
2
A ausência de planos de contingências, falta de organização e de procedimentos únicos de como lidar em desastres de tamanha grandeza, não é prioridade na política nacional
17/05/2024 às 21:15
Continua depois da publicidade
O Brasil possui mais vereadores que bombeiros militares em todo o território nacional | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
As enchentes no Rio Grande do Sul podem ser consideradas como um dos maiores desastres climáticos que o Brasil já sofreu. São milhares de famílias que perderam suas casas e centenas que perderam a vida. Dessa forma, a reconstrução do Rio Grande do Sul será demorada e penosa.
Continua depois da publicidade
Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!
Na mesma proporção está a solidariedade das pessoas que incessantemente são voluntarias para auxiliar em várias frentes, desde o resgate nas águas até a produção de alimentos. Já os esforços governamentais estão a desejar. A ausência de planos de contingências, falta de organização e de procedimentos únicos de como lidar em desastres de tamanha grandeza, não é prioridade na política nacional.
Vide que no Brasil, segundo dados da Revista Proteção, somente 16% dos municípios possuem unidades do corpo de bombeiros militares e, somando todos os estados e Distrito Federal, temos um efetivo de pouco mais de 70 mil bombeiros.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Com os afastamentos regulares (férias, licenças etc.) essa quantia chega a pouco mais de 58 mil. Já o número de cadeiras para vereadores em todo o país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, está próximo dos 60 mil.
O Brasil possui mais vereadores que bombeiros militares em todo o território nacional. É fato, que a democracia possui suas demandas e o Poder Legislativo municipal é relevante para o quotidiano das cidades, mas a essencialidade do resgate e salvamento pode ser traduzida como direito fundamental, pois estamos tratando da vida das pessoas e de animais.
Continua depois da publicidade
É dantesco um país que, além de possuir mais vereadores que bombeiros, ainda remunera todos esses parlamentares com o dobro dos salários. De fato, o desastre ambiental dos gaúchos, além dos fatores geográficos e do clima, possui o seu primeiro culpado: a ausência de uma política nacional séria na área de prevenção a desastres. Temos mais políticos que pessoas que podem nos salvar. Paradoxal, mas é verdade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade