Entre em nosso grupo
2
Custo de vida permanece elevado, a pressão inflacionária sobre itens essenciais continua impactando os orçamentos familiares
04/07/2025 às 21:00
Continua depois da publicidade
Alta do mercado foi significativa desde o início do governo Lula (PT) | Energepic.com/Pexels
Apesar dos avanços expressivos observados nos indicadores financeiros, como a recente valorização dos indicadores do Ibovespa e a queda do dólar, verifica-se que os reflexos positivos desses resultados ainda não alcançaram de maneira significativa a população em geral.
Continua depois da publicidade
A alta do mercado foi significativa desde o início do governo Lula (PT), em 2023, pontuando 105 mil pontos e hoje chegando aos 140 mil. Expressivo.
O dólar chegou a mais de 6 reais e pontua 5,40 nesta sexta-feira, próximo à média dos últimos 5 anos, mas longe do seu período de maior baixa entre 2008 e 2013, pois girava ao entorno dos 3 reais. Dados são bons, mas para a população em geral não houve qualquer sensação de melhora.
O custo de vida permanece elevado, a pressão inflacionária sobre itens essenciais continua impactando os orçamentos familiares.
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Revista Nexo, sobre inflação dos alimentos, desde 2020 houve aumentos acima de 60% até maio de 2025, ou seja, muito além de qualquer reposição salarial de qualquer servidor público ou trabalhador do setor privado.
Dessa forma, mesmo com a melhora dos indicadores, a falta de alimentos na dispensa é clara e não melhora o olhar da população em geral junto ao governo federal.
Os preços dos combustíveis seguem na mesma toada, em 2015 giravam por volta dos 3 reais e hoje, com o dobro do preço, 6 reais na média, dados da mesma revista. As safras vêm crescendo anualmente.
Continua depois da publicidade
Há um crescimento da participação do agronegócio no país. O número de jatos executivos e helicópteros também cresceu, portanto, as classes superiores estão recebendo essa melhora do mercado em geral, mas as classes média e baixa ainda não foram atingidas pela melhora.
Uma política de preços, tributos e de melhora de emprego e renda talvez seria a solução para o governo petista, que vem sendo desgastado por crises sucessivas.
A oposição expressa gratidão a inércia do time lulista, entretanto, apenas o incremento na carga tributária não está surtindo efeitos satisfatórios; uma melhoria nas políticas públicas poderia, de fato, beneficiar a todos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade