Entre em nosso grupo
2
Termo da língua inglesa, que segundo dicionário Oxford significa 'uma pessoa não pertence a um certo grupo', foi usado nas eleições municipais paulistanas com a chegada Doria
22/04/2022 às 11:32 atualizado em 22/04/2022 às 12:36
Continua depois da publicidade
João Doria (PSDB) | Governo de São Paulo
“Outsider” é um termo retirado na língua inglesa, que segundo dicionário Oxford significa “uma pessoa não pertence a um certo grupo”. Foi utilizado, largamente, nas eleições municipais paulistanas, com a chegada de João Doria Jr, pois não era político de carreira.
Continua depois da publicidade
Os jogos políticos possuem suas regras. Hannah Arendt, grande filósofa, cita que tais negócios possuem normas próprias e formas de condução peculiares.
Não se trata, aqui, de questões de ilicitude, mas no que concerne as ligações, aproximações, coligações, além da fidelidade aos partidos.
Tais ditames são bem claros e perseveram há anos. Alguns até citam o termo “velha política”, talvez não seja velha, mas a atual, com seus códigos de conduta centenários.
Continua depois da publicidade
Distante da ideia de Platão que política teria a destinação de governar para os justos. As equações e relações são cercadas de algumas regras veladas, não escritas e muito menos ostensivas, que se aprende com o passar do tempo.
Nos últimos dias, vários políticos “outsider” , que não entenderam essas normas, foram cancelados ou afastados dos palanques ou holofotes, começando Sergio Moro, juiz da operação lava jato, que foi em busca de promessa partidária e hoje talvez não seja candidato.
Da mesma forma João Dória Jr, que renunciou ao governo do maior estado brasileiro e talvez não consiga ser cabeça de chave em algum partido para a presidência.
Continua depois da publicidade
Artur do Val, vulgo mamãe falei, que foi eleito pelas redes sociais e derrubado por ela, depois de falas misóginas na fronteira da Ucrânia, sofreu processo de cassação e já renunciou ao mandato.
Nessa mesma esteira chega o deputado carioca, Daniel Silveira que foi moído pelo sistema judicial com uma condenação que poderá leva-lo a inelegibilidade.
O jogo não é claro, se o “outsider” não aprender, levará cartão vermelho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade