Publicidade

X
outsider

Política: A saída dos 'outsider'

Termo da língua inglesa, que segundo dicionário Oxford significa 'uma pessoa não pertence a um certo grupo', foi usado nas eleições municipais paulistanas com a chegada Doria

Publicidade

João Doria (PSDB) / Governo de São Paulo

“Outsider” é um termo retirado na língua inglesa, que segundo dicionário Oxford significa “uma pessoa não pertence a um certo grupo”.  Foi utilizado, largamente,  nas eleições municipais paulistanas, com a chegada de João Doria Jr, pois não era político de carreira.

Os jogos políticos possuem suas regras. Hannah Arendt, grande filósofa, cita que tais negócios possuem normas próprias e formas de condução peculiares.

Não se trata, aqui, de questões de ilicitude, mas no que concerne as ligações, aproximações, coligações, além da fidelidade aos partidos.

Tais ditames são bem claros e perseveram há anos. Alguns até citam o termo “velha política”, talvez não seja velha, mas a atual, com seus códigos de conduta centenários.

Distante da ideia de Platão que política teria a destinação de governar para os justos. As equações e relações são cercadas de algumas regras veladas, não escritas e muito menos ostensivas, que se aprende com o passar do tempo.

Nos últimos dias, vários políticos “outsider” , que não entenderam essas normas, foram cancelados ou afastados dos palanques ou holofotes, começando Sergio Moro, juiz da operação lava jato, que foi em busca de promessa partidária e hoje talvez não seja candidato.

Da mesma forma João Dória Jr, que renunciou ao governo do maior estado brasileiro e talvez não consiga ser cabeça de chave em algum partido para a presidência.

 Artur do Val,  vulgo mamãe falei, que foi eleito pelas redes sociais e derrubado por ela, depois de falas misóginas na fronteira da Ucrânia, sofreu processo de cassação e já renunciou ao mandato.

 Nessa mesma esteira chega o deputado carioca, Daniel Silveira que foi moído pelo sistema judicial com uma condenação que poderá leva-lo a inelegibilidade.

 O jogo não é claro, se o “outsider” não aprender, levará cartão vermelho.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OPORTUNIDADE

Cate-SP tem 700 vagas de emprego com inscrições até quarta-feira

As candidaturas podem ser realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades do Cate da Capital

SEGURANÇA PÚBLICA

Taxa de homicídios no estado de SP é a mais baixa da história

Pela primeira vez, Segurança Pública do Estado registra índice menor que 6 ocorrências por 100 mil habitantes nos últimos 12 meses

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software