X

O FUTEBOL VOLTOU

Paulistão começa com desconfiança para alguns e esperança para outros

O tão aguardado Campeonato Paulista de 2024 começou e deixou diferentes impressões para os clubes

Leonardo Sandre

Publicado em 22/01/2024 às 11:42

Atualizado em 22/01/2024 às 14:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Willian Farias, autor do gol do Grêmio Novorizontino / Reprodução/Instagram/Novorizontino

O tão aguardado Campeonato Paulista de 2024 começou e deixou diferentes impressões para os clubes. O São Paulo largou bem, vencendo e jogando bem. O Corinthians venceu, mas não convenceu e tornou a repetir erros de 2023. O Santos começou com três pontos importantes para enfim voltar a conseguir disputar um mata-mata. O Palmeiras decepcionou e deixou a vitória escapar no último lance, mesmo com uma atuação ruim durante quase todo o jogo. E o próprio RB Bragantino, que perdeu para o Água Santa na estreia.

A estreia de uma equipe na temporada não é, e nem deve ser, considerada como um panorama para todo o ano que virá a seguir. Os times estão se entrosando, pegando forma, ritmo de jogo, e com o tempo, poderão ser avaliados de forma mais precisa. Porém, algumas jogadas e posturas, podem ser ressaltadas.

Em Red Bull Bragantino e Água Santa, tem dois aspectos importantes: projeto e volume de jogo. O atual vice-campeão paulista, Água Santa, estreou batendo novamente o time de Bragança, que já havia eliminado nas semis do ano passado, nos pênaltis. Mesmo com um elenco diferente, o Netuno mostra ambição de se tornar uma equipe competitiva em todos os estaduais daqui para frente. E o time comandado por Pedro Caixinha mostrou uma boa condição ofensiva, apresentando diversas chances, mas pecou na hora de concluir em gol, porém, o futebol se repetindo ao do ano passado, pode trazer bons frutos.

Santos

O Peixe voltou a campo pela primeira vez após o rebaixamento inédito e conseguiu uma vitoria fundamental. Mesmo sem jogar de forma tão brilhante, o alvinegro praiano apresentou os reforços para a sua torcida e contou com um golaço de Otero em belo passe de Giuliano. No mais, a experiência de Carille pesou para que o clube não passasse sustos e sustentasse os três pontos. Após três anos sendo eliminado na fase de grupos do Paulistão e por duas vezes lutando contra a queda, Rueda deixou o time e um novo presidente assumiu, e agora é focar em tirar o Santos do buraco e voltar a ter grandes atuações que a torcida tanto espera.

São Paulo

O Tricolor Paulista preocupou a torcida após a saída de Dorival no início da temporada que parecia ser a mais tranquila para o São Paulo em mais de 10 anos. Porém, ao menos na estreia, Thiago Carpini mostrou boas ideias e viu o São Paulo atuar bem e vencer o Santo André na estreia. O time não mudou tanto o que foi em 2023, nem nos nomes da escalação e nem na maneira de jogar. Carpini manteve ideias de Dorival e adicionou seus pensamentos, como pressão mais agressiva e Lucas jogando mais pela esquerda. Dá para o torcedor são-paulino sonhar em manter a tranquilidade e esperança de um bom ano em 2024.

Palmeiras

O Verdão tropeçou na estreia. Jogando mal, poderia até mesmo ter perdido para o Novorizontino, se não fosse o VAR anular um gol no primeiro tempo. Bruno Rodrigues mostrou vontade, Caio Paulista estreou muito abaixo do nível que apresentou no São Paulo. Aníbal Moreno chega para ser o "novo Danilo" e pequenos ajustes ainda são necessários. Abel Ferreira tem um plano, ele sempre tem. Mas sem peças brilhantes para o começo de temporada, com Dudu ainda lesionado e com Endrick no pré-olímpico, o entrosamento será mais necessário do que nunca.

Corinthians

Embora tenha vencido, o Timão lembrou muito as atuações de 2023. Mesmo jogando em casa, viu seu adversário, no caso desta partida o Guarani, ter mais chances de gol na partida. Romero resolveu em um recurso espetacular, um lindo gol de voleio. Mas a mentalidade precisa mudar. Yuri Alberto e Rojas parecem sem confiança e tornaram a repetir as atuações preocupantes do ano passado. O camisa 9 até fez um cruzamento importante, mas na função de centroavante, passa longe de justificar a titularidade, e até mesmo o status todo que um dia ja teve. Após Romero dar a volta por cima, a Fiel Torcida torce para que Yuri e Rojas consigam fazer o mesmo e que tudo não passe de falta de confiança. Enquanto isso, o meio de campo ainda aguarda a estreia de Garro para orquestrar o time como fazia Renato Augusto.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mobilidade

Veja as principais e as futuras linhas do Metrô da Cidade de São Paulo

A Gazeta separou tudo o que você precisa saber sobre linhas do metrô atuais e as futuras que serão construídas; confira

sorte grande

Aposta de Itupeva, interior de SP, leva R$ 14 milhões pela Quina

O próximo sorteio será hoje e tem prêmio estimado em R$ 700 mil; veja o bairro da aposta que ganhou o último concurso

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter