Tendência é que o preço da cenoura comece a cair nas próximas semanas
Tangerina / Valentyn Volkov
Comprar frutas, verduras e legumes em plena safra é uma dica preciosa para quem quer economizar. Segundo economistas, no auge da colheita, é possível adquirir hortifrútis com preços até 30% abaixo do valor praticado na entressafra. E maio é mês de banana nanica, caqui, kiwi, laranja baía, tangerina ponkan e de importados, como a pera wiliams e a uva red globe. As bananas prata e maçã, a carambola, o figo, as maçãs fuji e gala, a jaca, o mamão formosa e a acerola estão no final da safra, mas ainda têm preços razoáveis.
Entre os legumes, a principal dica são os tubérculos.
Enquanto a batata comum continua com preço nas alturas, as batatas doce rosadas, amarelas, brancas e roxas estão em plena safra, com preços bem mais acessíveis. Maio também é mês de abundância nos inhames, carás, mandioquinhas e mandioca. As abóboras paulista e japonesa também têm, tradicionalmente, um bom volume de entregas na Ceagesp ao longo do mês.
Já finalizando a safra, mas ainda com boa oferta na central atacadista há os pepinos, a berinjela e três variedades de tomate: carmem, débora e caqui.
A cenoura, que sofreu demais com o solo encharcado no verão e registrou preços recordes nas últimas semanas, entra agora na melhor época do ano, com fartura na colheita até dezembro. Portanto, a tendência é que os preços recuem nas próximas semanas.
Entre as verduras, a escarola e o repolho roxo estão no auge da colheita. Mas, também é possível encontrar abundância e preços teoricamente estáveis nas alfaces americana, crespa e lisa, assim como no espinafre, na rúcula, na couve-flor, no rabanete e no cogumelo shitake.
Parabéns às mamães!
Neste domingo, agrade sua mãe com flores! Antúrios, azaleias, begônias, bromélias, dálias, gérberas, hortênsias, helicônias, lírios, tulipas e violetas estão no auge da floração e com preços mais em conta...
É só um besouro!
Cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e do Museu de Zoologia da USP acabam de identificar uma nova espécie de besouro, o Agrilus própolis.
É só uma abelha!
A nova espécie vive nos manguezais da Bahia e, provavelmente, de Sergipe e Alagoas.
É só mangue!
O mais importante da descoberta é que o Agrilus própolis age em parceria com a abelha Apis melliferae têm papel fundamental na produção da própolis vermelha. Deste ‘consórcio’ também participa a resina de um arbusto do mangue chamado Dalbergia ecastaphyllum, popularmente conhecido como rabo-de-bugio.
É o valor dos serviços ambientais!
Pois bem, a própolis vermelha é antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral e se tornou importante produto de exportação, especialmente para populações tradicionais no litoral das Alagoas.
É o valor da Ciência!
E cada quilo da própolis vermelha vale US$ 150,00 na Europa e no Japão...
“E daí?!?!”
O estudo foi patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).
Filosofia do campo:
“Se a igualdade entre os homens - que busco e desejo - for o desrespeito ao ser humano, fugirei dela”, Graciliano Ramos (1892/1953), escritor e jornalista alagoano.
OPORTUNIDADE
As candidaturas podem ser realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades do Cate da Capital
SEGURANÇA PÚBLICA
Pela primeira vez, Segurança Pública do Estado registra índice menor que 6 ocorrências por 100 mil habitantes nos últimos 12 meses