Publicidade

X

DEBATE

A crise climática e as desigualdades

No Brasil, há pelo menos 30 anos, o poder público vem debatendo os impactos da ação do homem no meio ambiente e suas consequências para a vida no Planeta

Nilto Tatto

Publicado em 17/10/2023 às 17:46

Atualizado em 17/10/2023 às 19:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

No Brasil, há pelo menos 30 anos, o poder público vem debatendo os impactos da ação do homem no meio ambiente e suas consequências para a vida no Planeta / Divulgação/TV Brasil

No Brasil, há pelo menos 30 anos, o poder público vem debatendo os impactos da ação do homem no meio ambiente e suas consequências para a vida no Planeta. A academia e os movimentos socioambientalistas, nos quais eu me incluo, no entanto, já faziam esta denúncia a muito mais tempo, mas a conferência realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi um divisor de águas. Isso porque novos acordos e parâmetros internacionais seriam estabelecidos a partir da Eco 92.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De lá para cá, tivemos uma montanha russa de avanços e retrocessos, ora mirando um futuro melhor para esta e as próximas gerações, ora fechando os olhos para o enfrentamento às emergências climáticas, como vimos no Brasil entre 2016 e 2022. É motivo de celebração, portanto, a retomada do Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), bem como a criação de uma política análoga para o bioma vizinho, o PPCerrado. Também devemos comemorar a transversalidade que a pauta ambiental passou a ocupar neste governo, assim como a criação do Ministério dos Povos Indígenas e o resgate da política ambiental brasileira como um todo, a partir do fortalecimento do Ibama, do ICMBio, do INCRA, da FUNAI e do INPE, só para citar alguns exemplos.

É justamente este compromisso com o meio ambiente e a vida que norteou a inclusão da transição energética como um dos principais eixos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado recentemente pelo governo Federal. Em que pese todos os programas bem sucedidos encampados até aqui, o Brasil nunca teve investimentos tão voluptuosos quanto os R$540 bilhões que serão empenhados na transição energética e na reorganização de nossas cidades, para que se tornem mais resilientes e sustentáveis. 

A postura adotada pelo governo brasileiro até aqui, revela a consciência de que enfrentar as consequências do aquecimento global é parte do processo de combate às desigualdades, já que são sempre os países mais pobres e dentro deles as parcelas mais pobres da população, que mais sofrem com as catástrofes ambientais. O governo brasileiro assume corretamente que estas são pautas indissociáveis e que este processo depende de uma transição energética eficiente, que finalmente tomará seu curso.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Corinthians é eliminado do Campeonato Paulista

Agora, o clube terá que conquistar a vaga na Copa do Brasil de 2025 de outro jeito

Mundo

Pesquisa afirma que Trump tem 48% das intenções de voto nos EUA

Os resultados mostram que 48% dos entrevistados afirmaram que votariam em Trump

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter