X

Brasil Justo e Sustentável

Viva o Meio Ambiente!

O desmatamento na Amazônia caiu pela metade em 2023, o Fundo Amazônia foi restituído e conta com mais de R$ 4 bilhões

Nilto Tatto

Publicado em 06/06/2024 às 21:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O que cada um de nós tem feito em prol do Meio Ambiente? / Governo do Estado de São Paulo

Estamos em meio a Semana do Meio Ambiente, período do ano voltado à reflexão, conscientização e celebração da importância da preservação ambiental e, no caso brasileiro, da proteção dos nossos biomas. Trata-se de uma agenda global. Em, 5 de junho, a ONU promoveu discussões e eventos em todo o planeta para chamar a atenção do mundo ao fato de que os recursos naturais não são inesgotáveis.

Tendo em vista essa ocasião, eu pergunto a você que lê esse artigo: o que cada um de nós tem feito em prol do Meio Ambiente? As ações ambientais são de responsabilidade compartilhada, desde o cidadão comum, passando por empresas e obviamente, o trabalho de gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

O Brasil ficou chocado com a tragédia que devastou o Rio Grande do Sul. As imagens terríveis acenderam um alerta na sociedade sobre como a irresponsabilidade de prefeitos e governadores pode ampliar o alcance e o impacto de eventos climáticos, seja pela falta de verbas voltadas à prevenção de desastres ou desregulamentação de leis ambientais. A conta chega, infelizmente, com cada vez mais brutalidade.

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, tem feito sua parte. O desmatamento na Amazônia caiu pela metade em 2023, o Fundo Amazônia foi restituído e conta com mais de R$ 4 bilhões para projetos de financiamento de projetos de preservação e economia sustentável. 

Por outro lado, o Congresso Nacional tem caminhado na contramão do mundo. O debate no Senado sobre a PEC 03 (privatização da costa brasileira) provocou uma reação popular imensa e mostrou como muitos parlamentares não estão preocupados com interesses coletivos e focados apenas em questões setoriais. Na Câmara, são dezenas de projetos apoiados pela bancada ligada aos setores atrasados do agronegócio que se inserem na “boiada” sonhada pelo ex-ministro do Meio Ambiente.

Precisamos refletir sobre como tornar o Brasil um país mais justo e sustentável. É um debate inadiável. Ainda é tempo de reagir. Viva o Meio Ambiente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confusão em Clássico Paulista

Goleiro do Corinthians chama Luciano de 'otário' nas redes sociais

Carlos Miguel se envolve em polêmica após empate com o São Paulo e será desfalque na próxima partida contra o Internacional

SUSPEITO SEGUE FORAGIDO

Saiba quem é o empresário que atirou três vezes em veículo após briga de trânsito

Polícia Civil segue na busca de Adriano Domingues da Costa, suspeito de atirar em outro veículo após uma briga de trânsito na rodovia Castello Branco

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter