últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário e especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Gato
Gato

Nova ração para gatos reduz a chance de alergias nos humanos

Produto reduz os alérgenos ativos vindos da saliva do gato

A Nestlé Purina lançou recentemente a Pro Plan LiveClear, um produto revolucionário que ajuda no controle da alergia de humanos aos gatos. O alérgeno Fel D 1, uma proteína produzida pela saliva do gato foi identificada, e após 10 anos de trabalhos e pesquisas a Nestlé Purina trouxe esse produto para o mercado, que reduz os alérgenos ativos vindos da saliva do gato, propiciando grande benefício para o convívio dos gatos e seres humanos.

A equipe de pesquisas conseguiu neutralizar com segurança o Fel D 1 ativo na saliva do gato antes que ele consiga se disseminar no meio ambiente. Pelo fato de que um em cada cinco humanos adultos é afetado por esse alérgeno, os alergistas recomendavam que a melhor linha de defesa contra essa sensibilização é evitar ter gatos em casa, mas muitos proprietários não cumprem tal recomendação pelo amor e carinho que tem por esta espécie.

Por meio da autolimpeza, os gatos ao se lamberem transferem o Fel d 1 salivar para a pelagem, fato que facilita a liberação do alérgeno no ambiente. Esse novo método neutraliza o alérgeno ativo, mas não interfere na produção natural do Fel d 1 pelo gato, que acontece independentemente da raça, cor e comprimento da pelagem. Por uma influência hormonal, os gatos não castrados produzem mais alérgenos do que os castrados, o que se entende que a produção do alérgeno esta ligado a marcação territorial. Outros fatores reconhecidos pelos cientistas são de que pela manhã ocorre uma maior produção do alérgeno pelos gatos e que a presença do alérgeno no ambiente é maior quando se tem apenas um gato, comparado a ambiente com maior quantidade de gatos.

As consequências do lançamento do Pro Plan LiveClear são a redução da taxa de abandono e uma medida adicional ao controle dos problemas relacionados a alergias, além dos benefícios que a relação humano-animal pode trazer para civilização.

Comentários

Tops da Gazeta