A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

CPI de maus tratos de animais

O jornalista e radialista Pedro Nastri comenta sobre as últimas notícias de São Paulo

19/02/2021 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM

Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM | Reprodução/Facebook

CPI de maus tratos de animais. A Câmara Municipal de SP aprovou, na sessão ordinária de quinta-feira (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de autoria do vereador Felipe Becari (PSD), que investiga irregularidades na comercialização e maus tratos de animais de pequeno, médio e grande porte na cidade. Becari afirma que “a criação da CPI tem o intuito de investigar estes tipos de maus tratos, além de ilegalidades em locais públicos, dentro de estabelecimentos clandestinos e demais pontos de vendas de animais de pequeno, médio e grande porte, domésticos, domesticados e silvestres”. Eleito vereador pela primeira vez, Felipe disse que uma das prioridades do mandato é a defesa da causa animal.

Continua depois da publicidade

Sequestro de animais. Os animais de estimação se tornaram alvos de sequestradores em São Paulo, atraídos pelos altos valores de algumas raças de cães e gatos com alto valor no mercado de pets. A SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo) registrou 1.124 ocorrências de roubos e furtos de cães e gatos. As raças mais caras são mais visadas. A Polícia Civil recebe pelo menos uma queixa por dia e recomenda aos donos que registrem o boletim de ocorrência. No entanto, esse tipo de crime não tem solução e as melhores formas de prevenção são evitar deixar os pets com estranhos e ficar atento durante os passeios nas ruas.

Insegurança na volta às aulas. Quase metade (49%) dos pais dos alunos não confia na segurança sanitária das escolas públicas brasileiras. É o que aponta a pesquisa da Datafolha “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”. O levantamento foi realizado com 1.015 pais ou responsáveis por alunos das redes públicas municiais e estaduais do País, com idades entre 6 e 18 anos, no período de 16 de novembro a 2 de dezembro de 2020. Apenas 19% disseram que “confiam muito” na capacidade da escola de se adequar às normas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e 31% afirmaram que “confiam um pouco”. Já em relação ao comportamento dos estudantes, 43% dos pais não confiam que os jovens vão cumprir todos os protocolos de segurança.

Corte de cargos comissionados. A Justiça de São Paulo mandou a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) cortar mais de mil cargos comissionados, ou seja, funcionários de livre nomeação escolhidos por indicação política. O juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª vara da Fazenda Pública, determinou que a Casa adote a paridade com um cargo comissionado para cada efetivo - quadro técnico que exige concurso. Atualmente, a proporção de cargos é de 2.479 comissionados para 606 efetivos. Da decisão cabe recurso.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados