últimas notícias
Em destaque
Por Pedro Nastri - Colaborador
[email protected]
Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM
Pedro Nastri é colunista da Gazeta e âncora na Rádio Trianon 740 AM

Coluna do Nastri: Prefeitos do ABC pedem a Doria que decrete lockdown

Veja os fatos da vida política e social paulistana, paulista e nacional pela análise do jornalista e radialista Pedro Nastri

Os prefeitos da região do Grande ABC Paulista pediram ao governo do Estado a decretação de um lockdown em toda a Região Metropolitana de São Paulo. O pleito foi deliberado em assembleia extraordinária no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência. Em ofício, os prefeitos propõem que o governador João Doria decrete o bloqueio total em todos os 39 municípios da Grande São Paulo, inclusive com a interrupção total do serviço de transporte público estadual. Devido ao fluxo diário de pessoas entre a Capital, o Grande ABC e outras cidades vizinhas, um lockdown apenas nos sete municípios teria impacto limitado para conter a disseminação do novo coronavírus.

Hospitais de catástrofe
A prefeitura de São Paulo vai adotar o que chamou de hospitais de catástrofe entre as medidas para conter o agravamento da pandemia de covid-19 na capital. Além da medida, serão antecipados cinco feriados municipais para manter os trabalhadores em casa. Segundo o anúncio da prefeitura paulistana, três hospitais de catástrofe na cidade serão direcionados ao tratamento de pacientes com covid-19.

Multa para Gabigol
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) solicitou à Justiçaque o atacante Gabigol, do Flamengo, pague 100 salários mínimos por crime contra a saúde pública, após ter sido flagrado em aglomeração dentro cassino no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. Na madrugada de 14 de março, policiais civis, militares, guardas civis metropolitanos, agentes sanitários e fiscais da Prefeitura de São Paulo, em operação conjunta e de acordo com as diretrizes do Comitê Gestor de Combate à Pandemia do Coronavírus do estado, constataram a existência de festa clandestina.

Reabertura de concessionárias
Concessionárias de veículos solicitam ao governo de São Paulo a reabertura das lojas durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa o setor, coloca que há segurança no interior das empresas, poucos funcionários e a apresentação dos modelos aos clientes é fundamental para as vendas. A federação enviou o pedido em uma carta ao governador João Doria e não pretende levar a questão para a Justiça. Atualmente, o Estado de São Paulo representa 30% do mercado nacional dos veículos zero quilômetro.

Suplente do Major Olímpio
O empresário Alexandre Luiz Giordano, primeiro suplente do senador Major Olimpio em 2018, parlamentar que morreu por complicações da Covid-19 na quinta-feira, 18, deve assumir a vaga no Congresso. Em uma busca na página do Diretório de Empresas Brasileiras é possível ver o nome de Alexandre Luiz Giordano ligado a seis empresas criadas entre os anos de 1992 e 2019, cinco delas aptas e oferecendo serviços que variam entre montagens de estruturas metálicas e extração de areia nos estados de São Paulo e do Ceará. Ele foi nomeado como secretário parlamentar na Câmara dos Deputados quando o Major foi eleito como deputado federal no ano de 2014.


Contatos para esta coluna: [email protected]

Comentários

Tops da Gazeta