Publicidade

X

EM DESTAQUE

Coluna do Nastri: MP-SP pede arquivamento de representação contra Fernando Cury

No inquérito, Isa Penna e outras deputadas argumentaram que Cury continuava exercendo seu mandato mesmo no período da punição

Bruno Hoffmann

Publicado em 27/08/2021 às 12:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Fernando Cury / /Divulgação Alesp

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) pediu o arquivamento de uma representação proposta pela deputada estadual Isa Penna (PSOL) contra o parlamentar Fernando Cury, afastado seis meses do cargo por assediar sexualmente a colega na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), em dezembro passado. No inquérito, Penna e outras deputadas argumentaram que Cury continuava exercendo seu mandato mesmo no período da punição. Elas se basearam em publicações nas redes sociais que mostravam o político se reunindo com autoridades públicas na iniciativa chamada de “Caravana 2021”. No documento em que pede o arquivamento desta representação, assinado pelo procurador de Justiça Mario Antonio Tebet, o MP argumenta que “a realização ou participação em eventos de cunho político ou mesmo partidário não é suficiente para caracterizar ato inerente ao ofício de parlamentar”.

Demissão de Youssef

O secretário de Cultura da cidade de São Paulo Alexandre Youssef e a diretora da Biblioteca Mário de Andrade Josélia Aguiar pediram demissão de seus cargos na noite de quarta-feira (25). Youssef alegou em uma carta de despedida "explícitas diferenças e óbvias incompatibilidades ideológicas” como motivo para pedir sua demissão. Logo em seguida, Josélia publicou em suas redes sociais: "Acompanhou Alê Youssef na decisão". Além dos motivos ideológicos, embora não mencione diretamente o prefeito Ricardo Nunes (MDB), Youssef também citou “dificuldades para os descongelamentos de verbas em 2021 e barreiras claras para o aumento substancial do orçamento da Secretaria para 2022”.

Não vai faltar água

Apesar do baixo volume de água nos reservatórios, a Sabesp descarta o risco de desabastecimento na Grande São Paulo este ano. O diretor-presidente da companhia, Benedito Braga, afirmou que mudanças nos padrões de consumo e na infraestrutura do Sistema Cantareira diferem o cenário atual da crise hídrica de 2014, e que desta vez a empresa não trabalha com a hipótese de racionamento. Segundo Braga, a região metropolitana de São Paulo tornou-se menos dependente do Cantareira nos últimos sete anos.

Carteira de vacinação digital

As pessoas que se vacinaram no estado de São Paulo podem acessar a carteira de vacinação digital por meio do aplicativo do Poupatempo. O modelo é idêntico ao impresso, entregue nos postos de saúde após a vacinação contra a covid-19. Com a reabertura gradativa de comércios e serviços públicos, alguns estabelecimentos e municípios começam a exigir que seus funcionários, frequentadores e a população em geral comprovem a imunização. Na capital, por exemplo, bares e restaurantes não serão obrigados a exigir o comprovante para receber apenas clientes imunizados. A obrigatoriedade valerá apenas para grandes eventos, como congressos e jogos de futebol, segundo o secretário de Saúde Edson Aparecido.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter