últimas notícias
Colunista
Tenente Coimbra é deputado estadual pelo PSL.
-
-

Fiscalização em hospitais garante melhor atendimento

O Grupo PDO seguirá acompanhando de perto a situação dos hospitais e dos contratos fechados pelo Estado; o cidadão que paga caros impostos, merece, no mínimo, ter acesso a um serviço de qualidade

Em um momento de pandemia como o que vivemos, é muito importante que hospitais e profissionais da saúde tenham o investimento adequado em infraestrutura e equipamentos, para que possam atuar em sua potencialidade e, assim, salvar o máximo de vidas possíveis.

Devido ao estado de calamidade pública decretado em função do novo coronavírus, o Governo Federal flexibilizou as regras de licitações e contratos para toda a administração pública até 31 de dezembro deste ano. Desta maneira, serviços e materiais indispensáveis podem ser contratados pelos governos federal, estadual e municipal sem seguir um longo processo burocrático. Isso é importante para que possam atender o quanto antes as necessidades da população.

Contudo, alguns políticos têm aproveitado essa situação para fechar contratos superfaturados e beneficiar determinadas empresas ou instituições, utilizando o dinheiro público para atender interesses particulares. Com isso, se torna comum que o nome de hospitais seja utilizado para o encaminhamento de verbas altas, mas, na realidade, o local ainda funcione com a falta de equipamentos básicos e de investimento necessário.

Foi pensando em combater este tipo de conduta que me juntei a outros parlamentares e formamos o Grupo Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO), para fiscalizar os contratos da gestão pública estadual e realizar diligências nas unidades de saúde que deveriam contar com o investimento do Estado. Nossa missão é garantir que o dinheiro dos cidadãos seja aplicado corretamente.

Quando visitamos um hospital, verificamos se os leitos estão ocupados, qual a taxa de ocupação, se há respiradores para todos, e se profissionais de saúde têm acesso aos materiais necessários para que possam desempenhar seu trabalho de forma segura e eficaz.

Nas vistorias, temos encontrado desde unidades que estão funcionando sem grandes preocupações até outras em que faltam materiais básicos - como equipamentos de proteção individual - e que não têm estrutura adequada, pois apresentam infiltrações, espaços vazios que poderiam abrigar leitos, um total desperdício e má gestão dos recursos públicos.

O governo estadual realiza diversos encaminhamentos de verbas, mas precisamos garantir que o investimento esteja mesmo chegando onde deve e sendo aplicado para o atendimento da população, jamais para o enriquecimento de terceiros. O superfaturamento de contratos e o desvio de verbas são atos de corrupção que podem custar a vida de muitas pessoas.

O Grupo PDO seguirá acompanhando de perto a situação dos hospitais e dos contratos fechados pelo Estado. O cidadão que paga caros impostos merece, no mínimo, ter acesso a um serviço de qualidade.

Vale lembrar que as visitas que realizamos não são agendadas, para evitar manipulações da situação real do local. No exercício do mandato, o deputado tem livre acesso às repartições públicas, então podemos fazer diligências pessoalmente. Também adotamos todas as medidas preventivas para nossa proteção e de todos que circulam pelos hospitais.

Caso você tenha alguma sugestão ou denúncia, entre em contato conosco pelo site www.grupopdo.com.br, que iremos investigar. Contem conosco nessa missão.

*Tenente Coimbra é natural de Santos/SP. Foi eleito deputado estadual com 24.109 votos pelo PSL.

Comentários

Tops da Gazeta