últimas notícias
Colunista
Tenente Coimbra é deputado estadual pelo PSL.
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL
Tenente Coimbra é deputado estadual em São Paulo pelo PSL

Uma Igreja mais próxima da comunidade

Já sabemos que os jovens são o futuro da nação, mas muito mais do que uma frase clichê, ela reflete em como teremos crescimento e desenvolvimento nos diversos âmbitos da sociedade, de acordo com a formação e a influência que nossa juventude recebe

Já sabemos que os jovens são o futuro da nação, mas muito mais do que uma frase clichê, ela reflete em como teremos crescimento e desenvolvimento nos diversos âmbitos da sociedade, de acordo com a formação e a influência que nossa juventude recebe. Bons exemplos e valores são essenciais nesse processo e figuras como as dos sacerdotes são grandes influenciadoras na vida de milhões de pessoas.

Os padres, e todos líderes religiosos, têm uma missão social importantíssima que vai além das missas ou outros cultos. Seja realizando campanhas beneficentes, estimulando a solidariedade ou criando grupos de ajuda - como alcoólicos anônimos, por exemplo, são muitas as pessoas que podem não frequentar a igreja, mas têm suas vidas mudadas graças à sua atuação.

Como morador da Baixada Santista, tenho muito orgulho dos párocos que cuidam das comunidades da região, com carinho e proximidade. Um exemplo é o padre Renan Fonseca e Censi, da Igreja Matriz de São Vicente, que vem exercendo ótimo trabalho aproximando a juventude dos fundamentos cristãos, tão difíceis de serem aplicados atualmente.

Ordenado há pouco mais de cinco anos, o padre Renan utiliza de suas diversas formações (Administração, Filosofia e Teologia) para estar com a comunidade em questões que vão para além das missas e da filosofia cristã. Não trabalhando apenas dentro da igreja, ele se envolve em assuntos da cidade como um todo, se fazendo representante do povo inclusive junto ao Poder Público e lutando por melhorias para todos.

Ainda em 2015, antes mesmo de sua ordenação, o hoje sacerdote Renan já participava ativamente da igreja, assumindo funções como a de tesoureiro e ministro da Eucaristia, que não são comuns a jovens da comunidade. Ele se formou em administração e continuou estudando, se aperfeiçoando nos ensinamentos sagrados, passando sete anos no seminário - período em que fez curso de Filosofia por três anos e estudou Teologia na PUC, em São Paulo, nos outros quatro.

Toda a sua história de proximidade com a igreja e a comunidade lhe capacitou para assumir a Matriz de São Vicente e, todos que ali frequentam, conseguem ver sua proatividade em desenvolver diversas atividades, deixando a paróquia mais dinâmica, cativando e atraindo fiéis de todas as idades.

Por toda sua trajetória, o jovem padre foi inclusive escolhido para interpretar Gonçalo Monteiro, primeiro sacerdote a rezar uma missa na primeira cidade do Brasil, na encenação da Fundação da Vila de São Vicente.

A importância da proximidade dos sacerdotes de suas comunidades já foi tema de uma das homilias do Papa Francisco, que afirmou: "Não se pode fazer comunidade sem proximidade. Não se pode fazer a paz sem proximidade. Não se pode fazer o bem sem aproximar-se".

O padre Renan é apenas um exemplo dentre tantos outros que existem pelas paróquias Brasil afora. São homens que trabalham pela melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade e para que a nossa juventude possa trilhar bons caminhos.

Que nossos jovens se inspirem nestes exemplos e os valores cristãos se espalhem pela sociedade, tão maltratada pela violência e criminalidade. E que os nossos representantes católicos continuem tendo a força necessária para batalhar pelo nosso crescimento.

*Tenente Coimbra é natural de Santos/SP. Foi eleito deputado estadual com 24.109 votos pelo PSL

Comentários

Tops da Gazeta