A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 18 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Coreia do Norte concorda em desativar seu complexo nuclear

Moon Jae-in e Kim Jong-un anunciaram nesta quarta (19) um acordo para desativar permanentemente o complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte Por Folhapress De São Paulo

19/09/2018 às 14:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Em declaração conjunta divulgada nesta quarta-feira (19) após encontro em Pyongyang, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, anunciaram um acordo para desativar permanentemente o complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte.

Continua depois da publicidade

O acordo, no entanto, depende de "medidas correspondentes" por parte dos Estados Unidos.

Kim também se comprometeu a fechar um unilateralmente outro complexo, Dongchang-ri, usado no testes de mísseis, e afirmou que vai autorizar a presença de inspetores internacionais no local.

Em maio, quando os norte-coreanos fecharam um outro complexo, o de Punggye-ri, jornalistas puderam observar a distância a ação, mas a presença dos inspetores não foi permitida.

Continua depois da publicidade

Nenhum dos líderes, porém, deu detalhes de quais seriam medidas os Estados Unidos teriam que tomar para que o fechamento de Yongbyon ocorresse, algo que Washington tenta fazer há décadas, mas sem sucesso.

A Casa Branca ainda não se pronunciou oficialmente, mas o presidente Donald Trump elogiou a declaração nas redes sociais e se disse muito animado com o encontro. "Kim Jong-un concordou em permitir inspeções nucleares, sujeitas a negociações finais, e a desativar permanentemente um local de teste e uma plataforma de lançamento na presença de especialistas internacionais. Enquanto isso não haverá foguetes ou testes nucleares", escreveu o americano.

Na área diplomática, Kim Jong-un afirmou que pretende visitar Seul ainda este ano e que os dois países desejam sediar os Jogos Olímpicos de 2032 de maneira conjunta.

Continua depois da publicidade

"Concordamos em fazer a península coreana uma terra de paz, livre de armas e da ameaça nuclear", afirmou o ditador.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados