A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 20 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

CET testa carro para fiscalizar Zona Azul

Um carro equipado por câmeras já circula no centro da capital para fiscalizar os motoristas. O modelo está em fase de testes Da Reportagem De São Paulo

19/09/2018 às 23:20  atualizado em 20/09/2018 às 14:54

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Um carro equipado por câmeras já circula no bairro do Brás, no centro da capital paulista, para fiscalizar os motoristas que usam as vagas de Zona Azul sem pagar por elas. O modelo está sendo testado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e deve ser estendido a outros bairros de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Há seis câmeras no veículo. Duas delas fazem a captação em 360º. As outras trazem um leitor óptico, como nos radares eletrônicos, e o sistema aponta a infração ao passar por um carro em situação irregular.

A previsão da companhia municipal é que o sistema já comece a multar a partir de 2019, o que vai ajudar a fiscalizar as 40 mil vagas de Zona Azul na Capital. Em breve, motos também vão reforçar a fiscalização. O código de trânsito permite o modelo, desde que haja a presença de um agente para fazer a autuação.

Fiscalização

Continua depois da publicidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá realizar blitze para verificar se as vagas de idosos e pessoas com deficiências estão sendo cumpridas por motoristas nos estabelecimentos privados. A ação, que é recorrente, será intensificada entre os dias 18 e 21 de setembro em shoppings e hipermercados por conta da Semana da Mobilidade, onde estão programados vários eventos na cidade.

A fiscalização em estabelecimentos privados começou em 1º de setembro de 2017. Em um ano, a CET registrou 3.250 autuações por desrespeito à vagas especiais. A maioria das infrações é por desrespeito às vagas de idosos (2.808 multas) e 442 autuações por uso indevido das vagas para pessoas com deficiências.

A ação vem acontecendo em shoppings e supermercados que já se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET. A fiscalização em vagas especiais nas ruas é permanente e continua sendo feita normalmente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados