A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 30 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Caraguá investe no maior projeto turístico: o Mirante do Camaroeiro

O complexo é considerado, até o momento, o maior de todo o Litoral Norte e tem capacidade para receber inúmeras instalações Por Patrícia Rosseto Do Litoral Norte

29/09/2018 às 22:30  atualizado em 08/09/2021 às 10:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A prefeitura de Caraguatatuba investe forte em espaço para entretenimento para turistas e população contando com um espaço inovador e se pode dizer até luxuoso quando se olha o projeto, a projeção futura e o que tem a oferecer. Sem falar na paisagem.

Continua depois da publicidade

Na última quarta-feira, a prefeitura levou jornalistas para conhecer o espaço e planos para o Complexo que ali se desenha a largos passos.

O local, no morro acima de onde o Prefeito Aguilar Jr (MDB) já investiu nos mirantes e no Pôr do Som, local que já existiu e já era frequentado, mas ganhou belos e seguros mirantes e um local para shows de pôr de sol.

Nesta parte do Complexo Turístico do Camaroeiro, com 60 metros de altura, haverá nesta primeira etapa um Teatro de Arena com vista para o mar, orla e toda a cidade, para em torno de 350 pessoas, o que equivale a mais da metade da capacidade do Teatro Mário Covas, do município, que é uma grande estrutura para cerca de 600 pessoas. Para manter a acústica sem perder a visão haverá um vidro ovalado e também instalação elétrica através de tubulações que já estão sendo realizadas.

Continua depois da publicidade

Assim uma estrada suave para a subida e estacionamento para 180 a 200 vagas para carros e ônibus. O local também uma área administrativa, banheiros, espaço para três restaurantes, um centro de exposições, um funicular para ligar ao Morro da Prainha e um bondinho para ligar a Martin de Sá. O Complexo se localiza entre o Centro e a Praia Martin de Sá. Com dois acessos, para quem vai de veículos, pelo bairro Prainha ou pelo centro de Caraguá. Através de trilha, pelo Morro da Prainha, ali na famosa Pedra do Jacaré, ou por uma escadaria a ser construída no projeto para quem gosta de aventura e esporte.

No Morro da Prainha será mantido o Farol em desuso da Marinha, que será restaurado e outro será construído como mirante, com altura de 20 metros, sendo que o morro já tem cerca de 50 metros de altura. “Este farol também servirá como Centro de Exposições”, acrescentou o secretário. Borello ainda acrescenta que aprovado pelo a ação foi aprovada pela Marinha do Brasil e pelo Conselho Municipal de Turismo (Contur). A visão de 70 metros de altura será de 360° e será a Central de recebimento do bondinho que percorre 500 metros até chegar da maior parte do Complexo”, explica.

O morro, de acordo com o secretário de Obras Públicas Leandro Borella Barbosa, a previsão de entrega é dezembro, eles estão otimistas, mas dependem diretamente do clima. “Esta é época de chuvas e prejudica o andamento das obras, principalmente a terraplanagem”, informa.

Continua depois da publicidade

Malu Baracat, secretária de Comunicação aponta que também é um investimento com olhos nos navios cruzeiros. “A cidade preza pelo receptivo de qualidade e também investir para a vinda de navios, ainda transporte marítmo entre as cidades, como Ilhabela e Caraguá, por exemplo. Que serve também para muitos cidadãos de lá que vem para cá para hospitais, o AME. Fazer uma ponte ligando o platô ao estacionamento”.

A secretária Malu acrescentou que três empresas trabalham ao mesmo tempo neste projeto. “Uma empresa se dedica a terraplanagem, enquanto outra para a contenção das encostas e ainda outra da construção do Teatro de Arena. E, em breve, para a instalação está prevista a parceria público privada para a instalação de alguns empreendimentos, como restaurantes, através de concorrências e com tempo determinado”, pontua Malu.

O secretário explica que as verbas para o projeto que é o maior das quatro cidades que formam o litoral norte paulista passam por 4 etapas e tem outros planejamentos ainda, como lojas de artesanatos, entre outros e advém de verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). “Estamos na 1ª fase do projeto e eu vejo, neste espaço que tem o Complexo que em 30 anos há possibilidades de ter gente criando espaços aqui, basta ter a intenção de dar continuidade ao empreendimento. O Mirante do Camaroeiro tem 18 mil m² de extensão”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados