A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Esgoto é jogado a céu aberto em rio de Ubatuba

Em volta do rio cresce um bairro que atrai turistas e é fonte de sustento de moradores e comerciantes Por Patrícia Rosseto Do Litoral Norte

04/10/2018 às 20:35  atualizado em 14/04/2021 às 15:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

No primeiro dia de outubro, apareceram algumas imagens e comentários nas redes sociais falando sobre o descaso de Ubatuba com o rio Maranduba. As postagens foram pesadas, como: “Desrespeito, falta de vergonha de algumas pessoas que despejam seu esgoto diretamente nas águas do rio”, dizia uma delas.

Continua depois da publicidade

“O rio Maranduba pedia socorro, mas agora pede ao menos respeito em seus últimos dias, porque foi graças a ele que o local se desenvolveu e cresceu”, afirma outra.

O jornalista Ezequiel, responsável pelo impresso Maranduba News, mora na região, acompanha a situação há anos e escreveu sobre o tema recentemente. De acordo com ele, o Maranduba já foi esticado, encolhido, obstruído, soterrado, aterrado e, nas últimas décadas, poluído. “A sujeira, que antes era fruto das obras e da especulação imobiliária, agora surge da insanidade de grupos de pessoas que jogam, a luz do dia, o resultado da ignorância e da sua incompetência como ser humano no rio, que traz a estes mesmos indivíduos ao menos água”, explica ele.

Ele acrescenta que o corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas. “Imaginem se alguns poucos imbecis poluíssem esse líquido essencial para a sua vida. Em regiões onde o que impera são as causas não naturais, quer dizer as não aptidões, é costumeiro que não se preocupem com a sanidade do solo, da bacia hidrográfica e da vegetação natural”, finaliza o jornalista.

Continua depois da publicidade

Em volta do rio Maranduba cresce um bairro, hoje responsável pela vinda de muitos turistas, parte da identidade de Ubatuba e também fonte do sustento de muitos moradores e comerciantes. O manancial está entre os principais da cidade.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados