Entre em nosso grupo
2
O texto compartilhado nas redes sociais diz também que o candidato do PSL desbancou políticos como Barack Obama, que ficou em segundo lugar, e o ex-presidente francês François Hollande. Por Folhapress
12/10/2018 às 23:43
Continua depois da publicidade
É falsa a informação de que a Fundação Transparência Política Internacional indicou Bolsonaro (PSL) como o político mais honesto do mundo.
Continua depois da publicidade
A corrente começou a circular pela internet em 2016. Fazendo uma pesquisa rápida, é possível ver que a Fundação Transparência Política Internacional não existe.
O texto compartilhado nas redes sociais diz também que o candidato do PSL desbancou políticos como Barack Obama, que ficou em segundo lugar, e o ex-presidente francês François Hollande. Junto do texto, acompanha um link falso associado à Folha de S.Paulo.
Além disso, a matéria que acompanha a corrente, com endereço A Folha do Brasil, não está mais ativa. Na época, o site Folha Brasil usava a mesma identidade visual da Folha de S.Paulo e foi retirado do ar ainda em 2016.
Continua depois da publicidade
O texto diz também que, perguntado pela reportagem do suposto jornal "Folha do Brasil" sobre o silêncio do político em relação ao assunto, teria dito que "este título não tem a menor importância para mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço para ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga".
Naquele ano, a notícia falsa recebia destaque no mecanismo de buscas do Google. No dia 15 de agosto foi retirado da página.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade