Entre em nosso grupo
2
A cidade se tornou "figurinha carimbada" nas listas de destinos preferidos entre os brasileiros para as férias em família Por Priscila Freitas De São Paulo
02/03/2019 às 18:00
Continua depois da publicidade
Muitos ainda não entendem o sucesso das águas quentes de Goiás, mais especificamente, Caldas Novas. A cidade se tornou "figurinha carimbada" nas listas de destinos preferidos entre os brasileiros para as férias em família.
Continua depois da publicidade
Se antes a fama era de cidade para turismo da terceira idade, atualmente Caldas Novas é nacionalmente reconhecida por seu crescimento nos negócios que envolvem o turismo. Por ano, a cidade já recebe cerca de quatro milhões de pessoas.
Renata Coelho Mastandrea, Community Manager do TurismoCity, falou dos principais atrativos da cidade da região Centro-Oeste.
"Caldas Novas é a cidade dos parques aquáticos, três deles se destacam - o Hot Park, o diRoma Acqua Park e o Termas Lagoa Quente. Para aproveitar, o ideal é reservar um dia para cada. Falando em parque aquático, o Hot Park fica na cidade de Rio Quente, a 30km de Caldas Novas. O parque aquático, que fica no mais famoso empreendimento hoteleiro da região: Rio Quente Resorts, é um parque aquático enorme e com muitas atrações, entre elas uma piscina com ondas conhecida como Praia do Cerrado, piscina com correnteza, tirolesa, aviário, toboáguas, etc", diz Renata.
Continua depois da publicidade
O ponto alto de Caldas Novas, de acordo com a especialista são as estâncias hidrotermais. "Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo. A água termal, ou água quente é utilizada tanto para lazer ou de forma terapêutica, pois estimula o relaxamento muscular", afirma a Community Manager.
O turismo na cidade é grande durante todo o ano, mas os meses de férias, costumam atrair ainda mais visitantes. "Apesar da alta temporada ser nas férias, abril, maio e junho são considerados os melhores meses para visitar a região, porque chove pouco, o que ajuda a aliviar o calor característico de Goiás", explica Renata, que dá uma dica: "Não esqueça de visitar o Casarão dos Gonzaga, um edifício histórico que preserva objetos antigos e hoje é utilizado como centro de apoio ao artesão. Esse também um local onde é possível comprar artesanatos típicos de produtores locais".
O grupo Hoteleiro diRoma separou algumas curiosidades sobre as águas termais
Continua depois da publicidade
O descobrimento das águas termais da região se deu em 1722 pelo sertanista Bartolomeu Bueno da Silva em uma de suas explorações em busca de pedras preciosas; Caldas Novas é conhecida no Brasil como 'a capital das águas quentes', mas o título de maior manancial termal do mundo a faz reconhecida mundialmente. Ao contrário do que muitos pensam, a história de um vulcão inativo que aquece as águas de Caldas Novas e Rio Quente foi contestada após análises e estudos;
As águas quentes emergem entre 34°C e 58°C em Lagoa de Pirapitinga (em Caldas Novas) e no Rio Quente. As temperaturas são naturais.
No Hotel Roma foi instalada uma torneira de água "quente-fria", que preserva as propriedades, para o consumo entre os hóspedes;
Continua depois da publicidade
Por conta da vasodilatação provocada pela temperatura da água e suas propriedades, não é recomendável para as gestantes os banhos de imersão. Todas as piscinas das 12 opções de hospedagem do diRoma são abastecidas com águas termais; Entre os hotéis do grupo existe um inspirado nos antigos banhos romanos.
NÃO DEIXE DE CONHECERParque Estadual da Serra: Criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, o parque fica entre Caldas Novas e Rio Quente. É um dos passeios mais tradicionais da região e perfeito para quem gosta de ficar perto da natureza.
(Foto: Divulgação)Hot Park: É um parque aquático de águas naturalmente quentes, foi o primeiro do mundo nessa categoria. Localizado em Rio Quente, Goiás, Brasil, é o maior e mais movimentado parque aquático do país. Sua principal atração é: a Praia do Cerrado com 6 milhões de litros de água.
(Foto: Silvio Quirino)Jardim Japonês: Espaço trabalhado em paisagismo ao estilo japonês com fontes, pontes e bambus, ambiente tranquilo e familiar. É um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas.
(Foto: Luis Manoel Vasconcelos)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade