A manhã de segunda-feira (9/3) começa caótica para os motoristas que precisam trafegar pelas principais ruas e avenidas de São Paulo.
De acordo com o monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade já soma 646 quilômetros de congestionamento, com reflexos em todas as regiões.
O destaque negativo fica para a zona sul, que concentra sozinha 232 km de vias travadas, quase o dobro do volume registrado nas demais áreas.
Principais pontos de lentidão
| Via / Avenida | Sentido | Trecho Crítico | Extensão Aproximada | Observações |
| Radial Leste | Centro | Estação Vila Matilde ao Vd. Pacaembu | 6,1 km | Ponto de maior lentidão na Zona Leste. |
| Marginal Pinheiros | Interlagos | Pnte Cidade Jardim à Transamérica | 5,2 km | Excesso de veículos; reflexo nas saídas da Z. Oeste. |
| Marginal Tietê | Castelo Branco | Pnte Vila Maria à Pnte das Bandeiras | 4,8 km | Trânsito intenso na pista local. |
| Av. dos Bandeirantes | Marginal | Vd. Jabaquara ao Vd. Santo Amaro | 3,5 km | Reflexo do fluxo vindo da Rod. dos Imigrantes. |
| Eixo Norte-Sul | Centro | Vd. Tutóia ao Túnel Ayrton Senna | 3,2 km | Lentidão persistente no corredor 23 de Maio. |
| Av. Washington Luís | Centro | Aeroporto ao Vd. João Julião | 2,9 km | Fluxo carregado próximo a Congonhas. |
Na zona leste, o gargalo principal se concentra na Radial Leste, no sentido Centro, onde o fluxo de veículos é intenso desde as primeiras horas da manhã.
Os motoristas devem se atentar ao Rodízio Municipal de Veículos, que é válido nesta manhã para carros com placas finais 1 e 2.
Nas principais rodovias que entram em São Paulo, o trânsito ultrapassou os 50 km de filas.
| Região | Extensão da Lentidão |
| Sul | 232 km |
| Oeste | 134 km |
| Leste | 133 km |
| Norte | 115 km |
| Centro | 32 km |
| Total Geral | 646 km |
Rotas alternativas
Para fugir dos principais pontos de travamento nesta manhã, a recomendação é priorizar o uso de vias arteriais paralelas e evitar as marginais e o Eixo Norte-Sul.
Na zona sul, uma alternativa ao corredor da 23 de Maio é utilizar a Avenida Indianópolis ou a Rua Domingos de Morais para acessar o Centro.
Para quem vem da zona leste e quer evitar a saturação da Radial Leste, as avenidas Celso Garcia e Marginal Tietê (pistas central ou expressa) podem apresentar janelas de melhor fluidez, dependendo do trecho.
Já na zona oeste, o uso das avenidas Sumaré e Antártica ajuda a contornar os gargalos da Marginal Pinheiros.
