Mais de 760 mil candidatos participarão das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorrem neste domingo (5/10)
Devido ao porte do certame, ainda podem surgir dúvidas sobre o que é ou não permitido, como será a distribuição dos blocos temáticos e o formato das provas.
O CNU, conhecido como Enem dos Concursos, trouxe um novo formato com o sistema de blocos, em que, em vez de existirem nove editais, eles foram reunidos em somente um.
Esse formato permite que o candidato concorra a todas as vagas do bloco em que está inscrito. As vagas são agrupadas por áreas de atuação semelhantes.
Veja:
- Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
- Bloco 2: Cultura e Educação
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
- Bloco 5: Administração
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Bloco 7: Justiça e Defesa
- Bloco 8: Intermediário – Saúde
- Bloco 9: Intermediário – Regulação
Grande parte das vagas está concentrada em órgãos sediados em Brasília (DF), mas também há postos disponíveis em diversos estados do País.
Algumas das vagas oferecidas
Serão oferecidas mais de 3,6 mil vagas em diversas áreas de atuação. A Gazeta destacou alguns dos mais interessantes que estão disponíveis.
A Retribuição por Titulação (RT) varia conforme o grau de titulação do servidor. Os valores apresentados consideram a RT mais comum entre os cargos do órgão atualmente.
A Gratificação por Qualificação (GQ) depende da titulação e da qualificação do servidor. Os valores indicados refletem a GQ mais frequente no quadro atual do órgão.
| Órgão / Instituição | Cargo | Nível | Vagas | Remuneração Inicial (R$) | Remuneração Final (R$) |
|---|---|---|---|---|---|
| Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) | Pesquisador (RT Doutorado*) | Superior | 20 | 13.126,20 | 13.498,00 |
| Ministério da Saúde – INCA | Pesquisador (RT Doutorado*) | Superior | 4 | 13.126,20 | 13.498,00 |
| Ministério da Saúde – INCA | Pesquisador (RT Mestrado*) | Superior | 2 | 10.752,33 | 11.124,13 |
| Ministério da Saúde – INCA | Analista em Ciência e Tecnologia (RT Mestrado*) | Superior | 24 | 10.752,33 | 11.124,13 |
| Ministério da Saúde – INCA | Técnico (GQ III**) | Intermediário | 54 | 5.844,94 | 5.997,54 |
| Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | Técnico em Assuntos Educacionais | Superior | 21 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Biblioteca Nacional (FBN) | Analista de Administração II | Superior | 3 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Biblioteca Nacional (FBN) | Técnico em Documentação I | Superior | 11 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Cultural Palmares (FCP) | Pesquisador | Superior | 10 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Nacional das Artes (Funarte) | Administração e Planejamento | Superior | 7 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Nacional das Artes (Funarte) | Técnico em Comunicação | Superior | 3 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Nacional das Artes (Funarte) | Profissional Técnico Superior I | Superior | 11 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Fundação Nacional das Artes (Funarte) | Profissional Técnico Superior II | Superior | 7 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) | Analista I | Superior | 13 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) | Técnico III | Superior | 15 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Ministério da Fazenda (MF) | Arquiteto | Superior | 2 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Ministério da Fazenda (MF) | Contador | Superior | 25 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Ministério da Fazenda (MF) | Engenheiro | Superior | 3 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) | Engenheiro | Superior | 10 | 5.982,49 | 6.818,69 |
| Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) | Analista Técnico-Administrativo | Superior | 1000 | 5.982,49 | 6.818,69 |
Sobre as provas
A prova objetiva será aplicada neste domingo e será composta por questões comuns, como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Atualidades, além de perguntas específicas conforme o bloco temático escolhido pelo candidato.
A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro de 2025, somente para os candidatos aprovados na primeira fase.
O conteúdo e o formato da redação irão variar conforme a área de atuação escolhida.
Prova objetiva
A avaliação será aplicada em formato de múltipla escolha, com cinco opções de resposta e somente uma correta. O número de questões varia segundo o cargo:
- Nível Superior: 90 perguntas ao todo, divididas em 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos
- Nível Intermediário: 68 perguntas, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos
- Prova discursiva
Na fase discursiva, os participantes deverão produzir textos conforme a escolaridade exigida para cada cargo:
- Nível Superior: responder a 2 questões discursivas, no período das 13h às 16h
- Nível Intermediário: elaborar um texto dissertativo-argumentativo, entre 13h e 15h
Tempo total de prova varia conforme o nível:
- Nível Superior: 5 horas de duração, das 13h às 18h
- Nível Intermediário: 3h30, das 13h às 16h30
Horários
Os portões se abrem às 11h30 e se fecham às 12h30 (horário de Brasília). As provas começam às 13h.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os candidatos cheguem com antecedência ao local.
É obrigatório permanecer na sala por, no mínimo, duas horas. Assim como no Enem, o caderno de prova só poderá ser retirado caso o candidato permaneça até a última hora do exame.
Principais orientações para as provas da 2ª edição do CNU
Obrigatório
- Documento de identidade original com foto
- Caneta preta ou azul de material transparente, é recomendável levar mais de uma de reserva
Recomendado
- Cartão de confirmação de inscrição
- Usar roupas e sapatos confortáveis
- Levar alimentos e água, as embalagens devem estar lacradas e as garrafas precisam ser transparentes
Não permitido
- Cópias de documentos, mesmo que autenticadas, no lugar do original
- Fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone
- Uso de relógio de qualquer natureza
- Uso de óculos escuros
- Acessórios de chapelaria, como chapéus, bonés ou gorros
- Uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não
- Uso de máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações
- Qualquer tipo de comunicação com outro candidato
O candidato pode apresentar o documento de identidade em versão digital, acessado pelo aplicativo no momento da identificação na entrada da sala.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) fornecerá envelopes porta-objetos para guardar pertences, inclusive o celular, que deve ficar desligado durante todo o período de prova. É necessário também desativar alarmes.
Os envelopes devem ser lacrados e identificados antes do candidato ocupar a carteira, onde permanecerão guardados. Os pertences só poderão ser retirados, e o celular religado, após o término da prova e fora do local de aplicação.
Locais de provas
São ao todo 1.294 locais de aplicação espalhados em 228 cidades. O candidato foi alocado em um deles após informar seu CEP no momento em que se inscreveu. O candidato deve checar com atenção para onde foi destinado.
Confira o cronograma oficial
- Inscrições: de 2 a 20/7/2025 (com pagamento até 21/7)
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 2 a 8/7/2025
- Prova objetiva: 5/10/2025, das 13h às 18h
- Disponibilização da imagem do cartão de respostas: 12/11/2025
- Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
- Convocação para confirmação de cotas e de condição PcD: 12/11/2025
- Convocação para a avaliação de títulos: 12/11/2025
- Envio de títulos: de 13 a 19/11/2025
- Cartão de confirmação de inscrição para prova discursiva: 1/12/2025
- Prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7/12/2025
- Procedimentos de confirmação de cotas: de 8 a 17/12/2025
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 2/1/2026
- Divulgação da nota preliminar da prova discursiva: 6/1/2026
- Pedidos de revisão das notas da discursiva: de 7 a 8/1/2026
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
