Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Parque Linear da Kennedy deve ser entregue em outubro de 2024
Continua depois da publicidade
Projeção 3D de como será novo parque em São Caetano do Sul | Letícia Teixeira/PMSCS
A cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, vai ganhar nos próximos meses um parque linear de 40 mil metros na avenida Kennedy, uma das principais do município. Além do espaço, parque contará com uma passarela de aço, que vai cruzar os dois lados da via.
Continua depois da publicidade
A área de 37.700 metros quadrados escolhida para a implantação do novo parque era antes ocupada por uma garagem municipal e por clubes que já não tinham a mesma vitalidade de outras épocas e têm previsão para encerramento ainda este ano.
Novo local deve ter um amplo espaço de lazer, esporte e gastronomia, e uma passarela que pretende tornar a região um conglomerado de saúde, cultura e educação, por conta da interligação do parque com outros espaços já utilizados pela população.
Além dos espaços, o parque terá ginásio, que já existia no local, transformado em mercado municipal.
Continua depois da publicidade
A escolha pela estrutura metálica, segundo Victor Piza, se deu pela maior independência da estrutura de concreto, grandes vãos, além da rapidez e precisão da montagem, comparando a estrutura antiga. Ao todo, a estrutura de aço, entre chapas e ligações, tem 65 toneladas.
A nova passarela deve ter 30 toneladas de aço e uma extensão de 158 metros. O arquiteto Victor Piza, um dos idealizadores do projeto falaram sobre a ideia da passarela. “A passarela nasceu da ideia de conectar os dois lados desse conjunto de edificações e áreas verdes. A estrutura metálica apareceu como alternativa mais adequada para fazer essa conexão serpenteando por entre os edifícios e árvores existentes, sem interferir no trânsito da cidade (..)”, explica o arquiteto.
Uma projeção em 3D mostra a vista do parque a partir da passarela de aço. Confira:
Continua depois da publicidade
O Parque Linear da Kennedy, foi inspirado no Millenium Park de Chicago e no Parque Urbano da Orla do Guaíba, e deve ser entregue em outubro de 2024.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade