Achados e Perdidos do Metrô bate recorde de devoluções com itens inusitados

Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias

As primeiras estações a receber a novidade são Vila Mariana, Ana Rosa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna e Pedro II

Neste ano, um dos itens mais inusitados esquecidos foi um pacote com diversas fotos antigas | Divulgação/Governo de SP

A Central de Achados e Perdidos do Metrô, que completou 50 anos em junho, registrou um novo recorde de devolução.

Continua após a publicidade

Apenas no primeiro semestre deste ano, entre janeiro a junho, 3.118 itens chegaram à estação Sé para catalogação e triagem, dos quais 15.072 foram devolvidos, representando 34,70% do total.

Essa marca é maior se comparado ao mesmo período de 2024, quando a central recebeu 41.044 objetos, sendo retirados 11.548 (28,10%).

Itens esquecidos

Os itens mais esquecidos foram cartões, documentos e bilhetes de transporte e as estações onde mais itens são perdidos são Jabaquara na Linha 1-Azul, Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera na Linha 3-Vermelha.

Continua após a publicidade

Neste ano, um dos itens mais inusitados esquecidos foi um pacote com diversas fotos antigas, algumas com mais de 120 anos, achado na estação Artur Alvim.

No ano passado, a central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também encontrou itens menos usuais, como uma bicicleta, um aspirador de pó e uma cadeira de rodas infantil.

O material foi encaminhado para a Central de Achados e Perdidos na estação Sé, onde a equipe identificou que as imagens estavam ligadas à Igreja Presbiteriana do Recife.

Continua após a publicidade

Graças ao trabalho de busca e contato realizado pela Central, os registros históricos foram devolvidos ao João Ricardo, representante da igreja e retornaram para Pernambuco, preservando um importante acervo de memória da instituição.

Segundo o Metrô, as consultas se algum item foi encontrado e haja o desejo de ir retirá-lo caso localizado, podem ser feitas pessoalmente na estação Sé, os itens ficam disponíveis por até 60 dias, sendo depois doados ou encaminhados aos órgãos emissores.