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Cotidiano

Aeroporto internacional com investimento bilionário virou 'fantasma'

Terminal financiado pela China opera apenas um voo por semana e levanta dúvidas sobre sua real função

Hebert Dabanovich

30/10/2025 às 09:30  atualizado em 30/10/2025 às 09:31

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Com 3.658 metros de extensão, pista foi construída para receber aeronaves de grande porte

Com 3.658 metros de extensão, pista foi construída para receber aeronaves de grande porte | Reprodução/X @XHNews

Inaugurado em janeiro deste ano, o Novo Aeroporto Internacional de Gwadar (NGIA) é considerado o maior do Paquistão em área total.

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A pista, com 3.658 metros de extensão, foi construída para receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A380 e o Boeing 747-8. No entanto, o terminal opera apenas um voo por semana.

As obras foram concluídas em outubro de 2024, na província do Baluquistão, com financiamento majoritário da China.

Investimento bilionário

O investimento total foi de US$ 246 milhões, cerca de R$ 1,3 bilhão. O aeroporto é administrado pela Autoridade de Aviação Civil do Paquistão (PCAA) e conta com participação compartilhada entre os governos do Paquistão, Omã e China.

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Iniciado em 2014, o projeto integra o Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), parte da Iniciativa Cinturão e Rota, que busca ampliar a presença chinesa em rotas comerciais da Ásia.

A construção ficou sob responsabilidade da China Communications Construction Company (CCC) e é considerada estratégica pelos dois países.

Em 2023, o Parlamento do Paquistão aprovou a mudança de nome do aeroporto em homenagem a Feroz Khan Noon, ex-primeiro-ministro que negociou a incorporação de Gwadar ao território paquistanês por meio de um acordo com Omã.

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O primeiro voo internacional partiu do NGIA em 10 de janeiro deste ano, com destino a Mascate, capital de Omã.

Em agosto, o terminal tinha somente uma rota doméstica regular, com duas frequências semanais para Karachi, operada pela Pakistan International Airlines.

Dados do portal FlightAware, que monitora voos em tempo real, indicam ausência de movimentação nas partidas e chegadas do NGIA. Os painéis do site mostram o aeroporto sem voos ativos.

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Segundo a Associated Press (AP), o aeroporto permanece quase sem operação, levantando dúvidas sobre sua utilidade. Moradores relatam que o projeto não trouxe benefícios à população local e serviria a interesses estratégicos da China.

A região de Gwadar, no litoral do Baluquistão, é marcada por presença militar e por conflitos entre o governo e grupos insurgentes baluques.

A AP também diz que a China já investiu bilhões de dólares no litoral paquistanês, por considerar o local um ponto de ligação entre a província chinesa de Xinjiang e o Mar Arábico.

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Na época da conclusão das obras, a imprensa estatal chinesa divulgou que o aeroporto aumentaria a conectividade e impulsionaria o desenvolvimento regional. A inauguração, no entanto, foi adiada por questões de segurança e protestos locais.

No Brasil 

Enquanto isso, no Brasil, o Aeroporto de Araguari, em Minas Gerais, identificado pelo código SNAG, receberá R$ 11,6 milhões em investimentos para retomar as operações.

O projeto tem prazo de execução de 17 meses e será financiado integralmente pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

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