Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deu parecer técnico favorável para obra | Divulgação
Cidade conhecida como a 'Orlando Brasileira', Olímpia, no interior de São Paulo, acaba de alcançar mais uma etapa para a construção no município de um novo aeroporto internacional.
Continua depois da publicidade
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deu parecer técnico favorável, o que confirma que o empreendimento cumpre todas as exigências de preservação e mitigação de impactos culturais, permitindo o avanço para as fases de licenciamento e início das obras.
A aprovação do IPHAN abre caminho para a execução de outras etapas complementares, como a duplicação da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e a implantação de rotas de acesso ao futuro terminal, consolidando Olímpia como um hub logístico e turístico de referência nacional.
Em março deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu outra importante etapa para a implementação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista: a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Veja fotos de como ficará o aeroporto de Olímpia.
Continua depois da publicidade
As obras, previstas para começar ainda neste ano, não foram iniciadas, pois a Infraero está aguardando a liberação orçamentária da União para abrir o processo de licitação, passo necessário antes do início da construção.
Localizado a cerca de 20 quilômetros do centro de Olímpia, o novo aeroporto será construído em uma área de 200 hectares e contará com pista de 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, podendo ser ampliada para 2.500 metros.
O investimento inicial previsto é de R$ 500 milhões, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Continua depois da publicidade
A estrutura será capaz de receber aviões de grande porte, inclusive cargueiros internacionais, com capacidade estimada para atender até 1 milhão de passageiros por ano.
A localização estratégica permitirá que o aeroporto atenda não apenas o interior paulista, mas também regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Olímpia já se consolidou como um dos principais destinos turísticos do País, recebendo cerca de 5 milhões de visitantes ao ano. O município disponibiliza 35 mil leitos hoteleiros, além de dois dos maiores parques aquáticos da América Latina: o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Thermas anunciou que um novo complexo de lazer vai reunir brinquedos clássicos, área gastronômica, estacionamento, galeria comercial e lanchonetes. A inauguração está prevista ainda para este ano.
A cidade também avança na construção de um centro de convenções e na duplicação da SP-425, reforçando sua infraestrutura para receber ainda mais turistas e, futuramente, cargas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade