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Cotidiano

Alteração no vale-transporte faz passageiros pagarem mais

NOVAS REGRAS. Usuários podem fazer dois embarques em até três horas; antes, eram quatro embarques

01/05/2019 às 01:00

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Passageiros da Capital procuram outras rotas de ônibus para economizarem no vale-transporte

Passageiros da Capital procuram outras rotas de ônibus para economizarem no vale-transporte | THIAGO NEME/GAZETA DE S.PAULO

Desde a implantação do novo sistema de cobrança do vale-transporte em São Paulo, houve um aumento de 41% no número de passagens pagas nesta modalidade. Hoje, os usuários do vale podem fazer dois embarques em até três horas pagando uma única tarifa, de R$ 4,30. Antes, eram quatro embarques em duas horas.

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Os números são do Instituto de Pesquisa de Defesa do Consumidor (Idec), baseado em informações da SPTrans. Com a mudança, quem antes tomava mais de duas conduções para chegar ao trabalho pagando uma única tarifa, agora precisa pagar mais de uma vez para chegar ao mesmo destino.

Isso afeta especialmente os moradores dos bairros mais distantes do centro de São Paulo, nas regiões periféricas, porque utilizam mais de duas modalidades de transporte no seu caminho.

De acordo com os dados do Idec, com a mudança no sistema, para economizar no vale-transporte, os usuários passaram a utilizar outras rotas para chegar ao trabalho. Trajetos que poderiam ser feitos de metrô e ônibus agora são feitos somente de ônibus - algumas linhas passaram a ser mais utilizadas, especialmente as que têm trajetos semelhantes ao metrô.

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Para os estudantes que utilizam o bilhete único e os usuários do bilhete comum, nada mudou. O período de embarque dos estudantes é de duas horas para até quatro embarques, e o do bilhete comum, três horas.

O novo sistema foi implantado em 1º de março, e outras novidades estão por vir. Uma delas é o fim da emissão de bilhetes únicos sem identificação. Serão válidos somente os bilhetes com nome e foto do usuário. Além disso, o cartão terá validade de cinco anos, e os créditos no bilhete valerão por um ano. (GSP)

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